Hoje, dia 13 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial da Rádio. Esta data, instituída pela UNESCO em 2011, continua a ser celebrada anualmente por todo o mundo.

A rádio tornou-se muito mais do que um meio de comunicação. Atualmente, ela informa e entretém. A revolução tecnológica do jornalismo trouxe novos ouvintes, trouxe notícias em direto, possibilitou o arranque de revoluções, moveu massas por causas solidárias e motivou os seus ouvintes. A rádio levou o desporto até aos portugueses, os golos do Eusébio e do Cristiano Ronaldo, a música, a cultura, literatura, arte, religião, humor, entrevistas, debate e opinião. A rádio tornou-se o passado, o presente e o futuro. Por todos este motivos, as rádios portuguesas decidiram assinalar esta dada com algumas iniciativas dedicadas ao evento.

“Venha ver a rádio que mais gosta de ouvir”, é o convite lançado aos ouvintes do Grupo Renascença. Com “novidades e surpresas”, esta proposta irá decorrer desde as 07h00 às 21h00, em Lisboa.

O Grupo Renascença, que detém as rádios RenascençaRFM, Mega Hits Rádio Sim, promove hoje um dia aberto para quem tem a curiosidade e quer conhecer os animadores das quatro rádios, estar com eles em direto nos estúdios ou assistir a espetáculos com artistas convidados na sede do grupo no Chiado, em Lisboa. José Cid é um dos convidados da Renascença e irá dar um espectáculo “muito especial” no auditório às 19h00.

renascença

A RFM vai assinalar o evento com uma emissão especial ao vivo do ‘Café da Manhã’ às 19h00 e o Repórter Simões, do programa ‘Rocha no Ar’, vai andar pelas ruas a dar voz aos “cantores de rua”. Os ouvintes desta rádio são convidados a experimentar fazer rádio com os animadores RFM, como Carla Rocha e José Coimbra, Paulo Fragoso, Nilton, André Henriques, a Mariana Alvim e a Joana Cruz.

Por sua vez, a Mega Hits vai ter vários artistas convidados como os D.A.M.A., Dengaz, Carlão e Richie Campbell, que irão proporcionar aos ouvintes um Dia Mundial da Rádio original. “No Playground a MEGA HITS terá um bar que vai funcionar como um espaço de convívio entre animadores, convidados e ouvintes”, comunicou o Grupo R/Com, que afirma que vai permitir “ver a magia da rádio acontecer à frente” dos ouvintes.

A Rádio Sim vai recrear uma sessão de teatro radiofónico em directo com o regresso do famoso programa televisivo “Lições do Tonecas”, com o ator Luís Aleluia, a partir das 15h00. “Os animadores da Rádio SIM estarão também presentes para, ao longo do dia, receberem todos aqueles que a quiserem visitar”. O Grupo Renascença Comunicação Multimédia vai também disponibilizar uma área para os ouvintes mais novos, o Espaço Kids, onde estes poderão “dar largas à imaginação” através de desenhos “alusivos às rádios que visitaram e a tudo o que viram”.

Já fora do Grupo Renascença, a Antena 1 irá lançar uma emissão especial entre as 07:00 e as 20:00 horas. Esta emissão será transversal a todas as antenas de rádio do Grupo RTP, com o objetivo de dar a conhecer outras rádios que por esse mundo fora mantêm viva esta forma de comunicar. Abordando o tema “A Rádio e os Jovens”, de manhã a rádio vai estar em Braga, numa escola secundária com projectos ligados a esta área. Nesta emissão, os responsáveis e alunos da escola falam do projecto, contando ainda com um sketch sobre rádio, feito por um grupo de teatro, atuações musicais de clássicos à reinvenção do hip hop e beatbox.

À tarde, a emissão contará com a presença de vários convidados: Luisa Sobral (cantora),  Luís Sénica (treinador hóquei), Elisabete Caramelo (diretora de comunicação da Fundação Gulbenkian), Nuno Encarnação (deputado), Manuel Faria (músico, compositor, produtor), entre outros. Todos os convidados vão fazer parte da programação da tarde da emissão especial e irão contribuir para os conteúdos a oferecer aos ouvintes. Esta iniciativa está ainda associada a um grupo de estudantes de Comunicação Social que, na tarde de hoje,  irá aprender e irá fazer informação.