untitled

Morreu o jornalista Daniel Ricardo

Daniel Ricardo, 73 anos, jornalista e fundador da revista Visão, faleceu esta manhã no Hospital Santa Maria em Lisboa, onde estava internado.

A notícia foi anunciada na revista Visão por Rui Tavares Guedes, num artigo intitulado Adeus mestre “Veterano de muitas redações, mas sempre com uma resistência que parecia inesgotável, ajudou a formar várias gerações de jornalistas, com o espírito crítico e rigoroso com que lia e corrigia todos os textos que lhe passavam pelas mãos, sempre focado no rigor e elegância da escrita, a coerência das informações e a vigilância no cumprimento dos princípios deontológicos da profissão”.

Nasceu em 1941, iniciou a carreira em 1968 no jornal A Capital e fez parte da equipa fundadora da Visão, onde, atualmente, desempenhava funções de editor executivo do gabinete editorial. Trabalhou como repórter nas revistas Flama e Século Ilustrado. Foi também chefe de redação do Diário de Notícias, editor de O Diário, chefe de redação e diretor adjunto do jornal Sete e editor chefe d’O Jornal.

É autor do livro Ainda Bem que Me Pergunta, manual de jornalismo publicado em 2003 e reeditado em 2010, e escreveu outros dois livros em coautoria com José Jorge Letria: Manual do Jornalista e O Jornalismo Explicado aos Jovens.

Ao longo da sua carreira, Daniel Ricardo desenvolveu “uma intensa atividade como mestre e professor de jornalismo” e, a partir de 1990, passou a dar formação no Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas).

A Visão lembra também que Daniel Ricardo foi sempre muito ativo nos vários órgãos da classe jornalística, como o Sindicato e o Clube de Jornalistas. Era membro do secretariado da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, onde tinha o número 78.

O jornalista de 73 anos deixa “uma profunda saudade” na redação da revista do Grupo Impresa.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Cultura
‘A Cultura é Segura’: Iniciativa garante segurança no regresso aos espaços culturais