As obras da Galeria Sonnabend de Paris, pertencentes aos movimentos de pop art e minimalismo, chegam agora a Portugal nas mãos de António Homem, numa colecção de 15 artistas e 49 trabalhos no total.

O Museu Arpaz Szenes – Vieira da Silva, em Lisboa, será palco das obras de artistas como Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Jasper Johns. A exposição Sonnabend | Paris – New York pretende voltar a dar protagonismo a um tipo de arte que nos anos 60 foi considerada menor e controversa.

Esta arte começou a ganhar destaque em 1962, graças a Ileana Sonnabend, que decidiu expor trabalhos de pop art e minimalismo na sua galeria parisiense. António Homem juntou-se ao projecto de Sonnabend em 1968, assistindo também ao nascimento da mesma galeria em Nova Iorque, em 1970. Após a morte de Ileana em 2007, o curador tornou-se o responsável máximo pelas obras.

Segundo Homem, “tem uma outra dimensão fazer esta exposição aqui [em Lisboa] porque é unir totalmente a minha vida de criança e adolescente com a minha vida de adulto”. O curador tem já planos para levar este projecto para o Museu de Serralves, no Porto, no próximo ano.

A exposição estará disponível até dia 3 de maio. Abre as portas ao público de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, tendo um custo de entrada de 5 euros.