Sete novos filmes estreiam hoje nos cinemas portugueses, entre os quais o muito aguardado As Cinquenta Sombras de Grey, a adaptação cinematográfica do best-seller de E. L. James, autora britânica que, entre 2011 e 2012, lançou uma das trilogias literárias mais bem sucedidas de sempre. Realizado por Sam Taylor-Johnson e protagonizado por Dakota Johnson e Jamie Dornan, o filme foca-se no tema da prática de sadomasoquismo e técnicas de bondage.

Anastasia Steele (Dakota Johnson) conhece o milionário empresário Christian Grey (Jamie Dornan) quando o entrevista a pedido da sua melhor amiga. Os dois acabam por se envolver e criam uma relação erótica, na qual Anastasia se deixa dominar pelos desejos sádicos de Christian. Apesar do caráter físico da relação, a jovem não consegue evitar desenvolver sentimentos por Grey.

Cometa segue a relação de seis anos do casal Dell (Justin Long) e Kimberly (Emmy Rossum), focando-se em cinco momentos específicos que não são apresentados cronologicamente nem seguem uma ordem lógica clara. O passado e o presente cruzam-se e entrelaçam-se ao longo dos 90 minutos de filme que, apesar de se assemelhar a um desafiante quebra-cabeças, consegue apresentar ao espectador uma reflexão sobre as relações amorosas e as dificuldades que lhe são adjacentes. O filme já tem crítica no Espalha-Factos e podes lê-la aqui.

comet

Annie, o conhecido musical da Broadway estreado em 1977, recebe a sua segunda adaptação ao cinema, depois de em 1982 ter chegado ao grande ecrã pela mão de John Huston. A versão de 2014, com realização e argumento de Will Gluck, conta com Quvenzhané Wallis (atriz que, em 2013 e com apenas nove anos, foi nomeada para o Oscar de Melhor Atriz por As Bestas do Sul Selvagem), Cameron Diaz e Jamie Foxx nos papéis principais.

Annie é uma órfã que, sempre que pode, vagueia as ruas de Nova Iorque na esperança de um dia encontrar uma família que a adopte. Will Stacks, um homem obcecado com a sua candidatura a mayor da cidade, vê em Annie a oportunidade de conquistar a simpatia e os votos dos cidadãos. No entanto, quem acaba por ser conquistado por Annie é Will, que não consegue escapar aos encantos da adorável e rebelde criança.

annie

O realizador suíço Claudio Fäh apresenta A Saga Viking, um filme focado num grupo de guerreiros viking que parte numa viagem pelos mares em busca de ouro e outras riquezas para poder comprar a sua liberdade. No entanto, uma grande tempestade conduz o grupo até terras hostis, que vai ter de atravessar até conseguir alcançar uma fortaleza viking e aí obter segurança. James Norton, Tom Hopper, Ryan Kwanten e Johan Hegg (vocalista da banda Amon Amarth) protagonizam A Saga Viking.

viking

Enquanto o capitão Van der Weyden e o seu parceiro Carpentier se ocupam com a investigação de um caso misterioso numa pequena aldeia francesa, Quinquin e Eve, duas crianças muito inconvenientes e teimosas, resolvem combater o seu tédio e aborrecimento contribuindo, à sua maneira, para essa mesma investigação. Mais do que ajudar, complicam a vida aos detetives, que têm entre mãos um caso sinistro: uma vaca encontrada morta continha restos humanos dentro do seu estômago. Bruno Dumont é o realizador deste O Pequeno Quinquin, uma comédia de ação, com Bernard Pruvost, Philippe Jore, Alane Delhaye e Lucy Caron nos principais papéis.

lilquinquin2

Attila Marcel, outro filme francófono, estreia também esta semana em Portugal. Esta comédia dramática conta com Sylvain Chomet na realização, o qual trabalhou anteriormente em Belleville Rendez-Vous (2003) e O Mágico (2010), ambos nomeados para  Oscar de Melhor Filme de Animação. Em Attila Marcel, Paul (Guillaume Gouix), um homem de 30 anos que vive isolado do mundo, conhece a sua vizinha Madame Proust, uma mulher excêntrica e alegre que o vai ajudar a superar os traumas pessoais do seu passado.

attila marcel

A esponja falante e os seus amigos voltam a saltar da televisão, na qual vivem desde 1999 no canal Nickelodeon, para o cinema. SpongeBob SquarePants: Esponja Fora de Água é a sequela do filme lançado em 2004, The SpongeBob SquarePants Movie. Alameda Jack, um malvado pirata, rouba a última página de um livro mágico, obrigando SpongeBob e os seus amigos a deixarem o mundo subaquático e a virem à superfície, de modo a conseguirem recuperar a página e restabelecer a calma no fundo dos mares. Antonio Banderas interpreta o vilão Alameda Jack, ao lado dos bonecos em 3D.

spongebob