A tequila é uma bebida alcoólica bastante conhecida e apreciada. Contudo, a sua fama nem sempre é a melhor, sobretudo no que diz respeito aos seus efeitos  quando consumida em exagero. Por isso mesmo, decidimos partilhar os 15 factos que afirmam que, afinal, a bebida não é assim tão má, de acordo com a Elite Daily.

Será que a tequila, ao contrário do que se diz, beneficia a saúde? Pois bem, ao que parece, a bebida traz consigo não um, mas quinze benefícios, que serão revelados em seguida.

1 – Ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue. A bebida possui Agavina, que é um tipo de açúcar que estimula a produção de insulina, reduzindo o açúcar no sangue.

2 – Ajuda na perda de peso. Segundo a American Chemical Societya tequila tem na sua composição algumas substâncias que auxiliam na perda de peso.

3 – Não causa a típica ressaca. Isto é, se a tequila em questão for 100% Agave puro.

4 – Podemos bebê-la de uma vez só sem ficar com vontade de vomitar em seguida. Ao contrário do que acontece com outras bebidas, ao ingerir shots de tequila seguidos, não surge qualquer necessidade de vomitar.

5 – Ajuda a combater o colesterol. O Agave usado na produção da tequila auxilia na redução do colesterol e triglicéridos presentes no sangue, segundo investigadores da Plant Foods For Human Nutrition.

6 – Pode ser usada na cura de uma gripe ou constipação. Nos anos 30, no México, usava-se uma mistura de tequila branca com nectár de Agave e sumo de lima para curar as constipações.

7 – Tem a vantagem de aliviar a dor física. Foi cientificamente provado que a tequila dilata os vasos sanguíneos, aliviando a dor. Quanto à dor emocional, não há factos que o provem, mas é certo que muitos se servem dela como “cura”.

8 – Pode potenciar o efeito de medicamentos. Quando tomamos qualquer medicamento, o ácido do estômago tende a diminuir o efeito dos mesmos. Por outro lado, a tequila serve como “barreira protetora” dos medicamentos ao entrarem no nosso organismo.

9 – Diabéticos também podem apreciar a bebida. A tequila tem quantidades de açúcar significativamente mais baixas do que a maioria das bebidas alcoólicas. Assim, é “segura” para os diabéticos.

10 – A tequila tem a vantagem de te fazer parecer um autêntico badass num primeiro encontro. “O que pedir para beber num primeiro encontro?”, eis a questão. Pois bem, se a escolha for tequila, o/ a acompanhante não ficará, com certeza, desiludido. Pelo contrário.

11 – Não te fará sentir inchado como a cerveja ou a vodka. Porquê? Porque a bebida tem a capacidade de regular a acumulação de gordura nos intestinos.

12 – Não precisas de ingerir calorias a mais (com outra bebida) depois de beberes tequila. O sabor da bebida é tão agradável que não é necessário pedir nenhuma bebida em seguida para “tirar o sabor”. Para aqueles que não apreciam o gosto da tequila, podem sempre servir-se de uma rodela de lima…

13 – Toda a gente respeita alguém que apareça numa festa ou evento com uma garrafa de tequila. E mais não precisa ser dito.

14 – A bebida limpa o cólon de uma maneira distinta daquela que se pensa. O agave azul encontrado na tequila auxilia no “fornecimento” de medicamentos ao cólon, beneficiando o tratamento de diversas doenças, segundo investigadores da Universidade do México, Guadalajara.

15 – Tem um efeito calmante e ajuda a adormecer. Mas atenção, um ou dois shots são suficientes.

Para veres o artigo original, clica aqui.