O site ArchDaily, responsável por eleger anualmente os melhores projectos arquitectónicos do mundo, atribuiu o prémio “Building of The Year 2015” a três trabalhos portugueses.

O primeiro projecto português premiado foi a Sambade House, situada em Penafiel, da autoria do atelier Spaceworkers. Este projecto ganhou o prémio na categoria de “Casas” e é o único desenvolvido em território nacional.

Os outros dois trabalhos distinguidos foram The Building on the Water, na China, e o Fogo Natural Park Venue, em Cabo Verde,  ambos assinados por nomes portugueses.

The Building on the Water ganhou notabilidade na categoria “Escritórios”; da autoria de Siza Vieira e Carlos Castanheiro, este projecto visa a perfeita comunhão entre a arquitectura e a água.

Fogo Natural Park Venue foi assinado pelo atelier OTO, vencendo na categoria “Arquitectura Cultural”; este trabalho tinha como objectivo criar espaços culturais, recreacionais e de trabalho para os residentes e turistas da aldeia de Chã das Caldeiras.

A competição começou com um total de 3.000 projectos, dos quais cerca de 18.000 arquitectos e artistas amadores escolheram um painel de finalistas composto por 70 obras para a fase final.

Podes visitar a página oficial do concurso e conhecer os outros vencedores  carrega aqui.