O bailarino Miguel Pinheiro foi o vencedor na categoria de dança contemporânea, no concurso internacional Prix de Lausanne, cuja final se realizou sexta-feira naquela cidade suíça.
O aluno da Escola de Dança do Conservatório Nacional, de 17 anos, não ganhou o grande prémio, mas foi o vencedor na categoria de dança contemporânea e ganhou ainda uma bolsa de estudos.
Miguel Pinheiro era um dos dois alunos da Escola que iam estar na final da 43.ª edição do Prix de Lausanne. Ele e o japonês Ito Mitsura foram apurados para a última etapa da fase final do concurso. Ito Mitsuru obteve o terceiro lugar na final do concurso.
“Já não era a primeira vez [que prestava provas] e correu muito bem. Estou muito contente e muito orgulhoso. Gostei da coreografia (contemporânea).” afirmou o bailarino português.
Além dos acima mencionados, estiveram também em Lausanne, para prestarem provas ao longo desta semana, os bailarinos Teresa Dias, Alice Pernão e Francisco Patrício, todos alunos da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Ao fim de uma semana de provas diárias, foram selecionados vinte candidatos, onze bailarinos e nove bailarinas , dos sessenta e sete candidatos que se apresentaram para esta fase final do prémio.
Os restantes três candidatos portugueses, apesar de não terem passado à final, ganharam convites para entrar em Escolas e Companhias de dança
Criado em 1973, o Prix de Lausanne oferece bolsas a jovens bailarinos entre os 15 e os 18 anos e é um dos mais respeitados concursos de dança a nível mundial.