Os fotógrafos por detrás de imagens icónicas

 

Behind the photographs (Por detrás das fotografias em tradução livre) é o nome do mais recente projeto do fotógrafo Tim Mantoani. O ensaio fotográfico junta algumas das fotografias mais famosas do mundo aos respetivos autores que, muitas vezes, são desconhecidos do grande público.

Em Behind the photographs, Mantoani desafiou os maiores nomes da fotografia a posar com o seu trabalho mais famoso ou aquele que fosse o preferido. Este ensaio pretende dar a conhecer a face desconhecida que se encontra por detrás das fotografias mais icónicas do mundo.

Ao longo de 150 retratos, pode conhecer-se os fotógrafos que assinaram  os retratos de estrelas da cultura pop como Marylin Monroe ou Kurt Cobain, e ainda os fotógrafos que documentaram o Massacre de Tianamen ou a queda das torres gémeas em setembro de 2001.

Durante cinco anos, Tim Mantoani fotografou mais de 150 retratos utilizando a maior câmara Polaroid do mundo – a 20×24 Polaroid Camera. Esta câmara produz fotografias no formato 20×24 que é um formato raro e pouco utilizado em fotografia.

Em cada fotografia, os retratados foram convidados a escrever um pequeno texto que justificasse a escolha daquele trabalho. Os retratos foram compilados num livro que pode ser adquirido no site de Tim Mantoani.

Mais Artigos
Parasitas
‘Parasitas’: O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão