Casulo é a rubrica de Música que apresenta novos talentos todas as semanas, dos mais variados géneros musicais, e isso vai ser levado ao extremo nesta edição.

Esta semana mergulhamos numa tradição portuguesa. Pedro Mestre apresenta uma inovadora abordagem ao Cante Alentejano, recentemente considerado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O talento internacional desta semana vem de Los Angeles, com a banda de heavy metal Rotting Out. Só mesmo o Casulo para juntar dois géneros musicais tão antagónicos!

Pedro Mestre

Pedro Mestre

Com um percurso musical que conta já com vinte anos, Pedro Mestre é um dos maiores embaixadores do Cante alentejano e um dos responsáveis pelo surgimento de uma nova geração de artistas nesta tradição do Alentejo. Para além disso, também tem trabalhado no sentido da preservação da tradicional viola campaniça. Na passada segunda-feira (2), Pedro Mestre lançou o seu primeiro em nome próprio, Campaniça do Despique com a colaboração de António Zambujo, membros dos Gaiteiros de Lisboa, entre muitos outros. O álbum é composto por músicas da sua autoria e músicas tradicionais do cancioneiro alentejano, com um pequeno twist.

Jardim dos Sentidos é o nome do primeiro single, e conta com a participação de António Zambujo.

Rotting Out

Rotting Out

De toda a calma e pacificidade passamos agora para o som pesado e hardcore dos Rotting Out. Depois de terem lançado em 2013 o álbum The Wrong Way, a banda prepara-se agora para lançar o EP Reckoning. O novo projeto estará disponível a partir de 10 de março, e conta com 5 faixas: 3 originais e 2 covers dos Circle Jerks. O vocalista Walter Delgado afirma que o EP é uma preparação para o LP que lançarão no futuro, “como uma trilogia”.

Esta é a tracklist de Reckoning:

  1. Born
  2. Eyes Wide
  3. End of the Road
  4. I Don’t Care (Circle Jerks cover)
  5. Live Fast Die Young (Circle Jerks cover)

Os Rotting Out iniciarão um tour pelos Estados Unidos a partir do dia 7 deste mês.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/118141140″ params=”color=ff5500″ width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]