Bob Marley

70×7: as sete melhores covers de Bob Marley no seu 70.º aniversário

Apesar de ter desaparecido há quase 34 anos, Bob Marley continua a marcar gerações de músicos que o têm homenageado ao longo dos tempos. Se fosse vivo completaria hoje 70 anos de vida. Em jeito de homenagem apresentamos as sete melhores covers do rei do reggae.

Os ideais de paz, igualdade, liberdade e amor universal foram cantados por Bob Marley ao longo da sua curta vida precocemente levada por um cancro. Mas se o poder da sua palavra teve o maior dos impactos na altura, toda a sua filosofia perdura até aos dias de hoje. Prova disso são as sucessivas gerações de músicos que têm homenageado o jamaicano com versões dos seus temas, ora ao vivo, ora em estúdio.

Por forma a parabenizar o artista que cumpriria hoje o seu 70.º aniversário, elegemos 7 covers de estúdio que reverenciam Bob Marley.

  • Gilberto GilThree Little Birds

Em 2002 Gilberto Gil cumpriu o seu sonho de criar um disco completo em homenagem a uma das suas maiores influências musicais. Entre os temas que recuperou em Kaya N’Gan Daya destaca-se uma das músicas mais bonitas de Marley à qual o músico brasileiro deu um toque de forró.

  • Johnny Cash e Joe StrummerRedemption Song

Em 2003 Johnny Cash gravou com Joe Strumer uma incrível versão da já por si incrível Redemption Song. O tema foi editado em Unearth, logo a seguir à morte d0 “Homem de Preto“.

  • Anthony BReal Situation

No disco Tribute to the Legends lançado em 2013 Anthony B, músico jamaicano, não poderia deixar de homenagear um dos artistas que mais influenciou a sua carreira fazendo esta cover do tema editado em 1980 em Uprising.

  • Corinne Bailey Rae Is This Love?

The Love Ep, editado em 2011, pôs a doce voz de Corinne Bailey Rae a cantar o tema mais amoroso de Bob Marley que lhe valeu o Grammy Award para Melhor Interpretação de R&B.

  • Eric Clapton – I Shot the Sheriff

Composta e gravada por Marley em 1973 para o disco Burnin’, surgiu no ano a seguir em 461 Ocean Boulevard de Clapton e há quem diga até que esta versão contribuiu em muito para por Bob Marley nos ouvidos do mundo.

  • The FugeesNo Women, No Cry

É tão incontornável o tema como a cover que fez parte do segundo (e último) registo de originais dos The Fugees, editado em 1996, e número um em diversos tops internacionais.

Annie LennoxWaiting in Vain

O disco de covers de Lennox (e o seu segundo de estúdio), lançado em 1995, continha em si esta versão editada em Exodus por Bob Marley & The Wailers. O tema durgiria, em 2001, na banda sonora do filme Serendipity com John Cusack e Kate Beckinsale.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.