ballet

Morreu a ex-bailarina Bernardette Pessanha

Aos 87 anos, a ex-bailarina Bernardette Pessanha morreu no Hospital de São Francisco Xavier, vítima de doença cardiovascular. Bernardette Pessanha fez parte do grupo de nove elementos que fundou o Grupo Experimental de Ballet,  que acabou por originar o Ballet Gulbenkian

António Laginha, diretor do Centro de Dança de Oeiras descreveu Bernardette Pessanha como “uma pessoa discreta, mas fundamental na dança em Portugal.

Bernardette Pessanha nasceu em Faro, a 4 de fevereiro de 1928. Ao longo da sua carreira como bailarina, estudou no Conservatório Nacional e fez parte do Círculo de Iniciação Coreográfica, fundado e dirigido por Margarida de Abreu, nos anos 40. Entre 1950 e 1958, integrou o Grupo de Bailados Portugueses Verde Gaio, sob a direção de Francis Graça.

No Grupo Experimental de Ballet, foi bailarina, ensaiadora e assistente do mestre Norman Dixon. Em 1965, no Grupo Gulbenkian de Bailado, foi assistente dos coreógrafos Walter Gore e Milko Sparemblek. Já no Ballet Gulbenkian, em 1975, foi assistente de Jorge Salavisa. Fez parte de Companhias com digressões em França,  Suíça,  Bélgica, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia e  Egito.

No cinema, participou no filme O Cantor e a Bailarina de Armando Miranda, em 1960. Ao seu lado estiveram também os bailarinos Jorge Salavisa, Fernando Isasca, Albino Morais e Fernando Lima, com coreografia de Fernando Lima.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Concerto de homenagem a Dolly Parton está a caminho da Netflix