76ToyShop

‘Dust’: um livro dedicado ao pó

O fotógrafo austríaco Klaus Pincher lançou, no início de 2015, o livro Dust, um ensaio fotográfico sobre o pó depositado em vários espaços de Viena.

Klaus fotografou mais de 150 espaços em Viena – desde escolas e universidades, passando por locais de culto, oficinas e esquadras. A ideia surgiu quando o fotógrafo mudou de casa e percebeu que o pó depositado na sala era diferente do pó que encontrava no quarto.

Quando Klaus pedia aos proprietários dos estabelecimentos para recolher algum pó, as reações variavam entre a surpresa e o divertimento. Depois de recolhido, o pó era analisado atentamente e catalogado. Desta forma, o fotógrafo chegou à conclusão que o pó não é todo igual – chato e cinzento – o pó que se encontra numa alfaiataria, por exemplo, é colorido. “O pó que se recolhe num determinado sítio reflete um microcosmos do seu trabalho” pode ler-se no interior do livro.

Vivemos numa sociedade ultra higienizada (…) não importa o quando limpamos, o pó irá sempre ripostar” afirma Klaus ao P3.

Mais Artigos
RTP2
RTP2 volta a apostar em anime com estreia de ‘Highschool of The Dead’