O design português já tem provas mais que dadas no que toca à sua qualidade. Mas a partir de 11 de fevereiro – data de estreia do filme As Cinquenta Sombras de Grey – há 4 marcas portuguesas que vão receber especial destaque. DelightFULL, Boca do Lobo, BRABBU e Koket, do grupo Menina Design, oferecem um design 100% português e foram as escolhidas pela Universal Pictures para decorar o extravagante apartamento de Christian Grey. O Espalha-Factos dá-te agora a conhecê-las.

 DelightFULL

tina_turner_unique_sideboard_art_deco_lamp_01

Conhecida pelo design de alta qualidade dos seus candeeiros, a DelightFULL ilumina o apartamento do misterioso Mr. Grey. “De início foi um empréstimo mas gostaram tanto das peças que chegaram mesmo a comprar algumas”, conta ao Espalha-Factos Sara Tavares, relações públicas da marca.

Criada em 2008 no Norte do país, a DelightFULL já faz parte dos principais circuitos internacionais de design. “Tivemos em 2014 um dos nossos melhores anos e conseguimos ter oportunidades únicas como estar nos armazéns Harrords em Londres, sermos escolhidos pela Printemps em Paris para o seu decor, entre outros”, diz Sara. Em 2012, a feira Light and Building elegeu a marca ‘Tendência 2012’. “Este ano acreditamos que, com o filme, será mesmo um ano em grande”.

A inspiração da marca está nas tendências dos anos 50, 60 e 70, o que é, aliás, visível nos nomes dos seus produtos – como Sinatra, Simone ou Stanley.

Boca do Lobo

pixel-adonized-02De Rio Tinto para o mundo, a Boca do Lobo quer partilhar o que de melhor Portugal tem para oferecer. Criada em 2005 por dois designers, Amândio Pereira e Ricardo Magalhães, combina técnicas artesanais com tecnologia moderna. As peças, que são desenhadas e manufaturadas em Portugal, não deixaram os designers da Universal Pictures indiferentes: “mostraram-se muito interessados em ter as nossas peças no cenário do filme”, diz-nos Dídia Sousa, relações públicas da marca, acrescentando que “as peças falam por si e transmitem uma personalidade forte e cosmopolita“.

O reconhecimento da Boca do Lobo já levou a marca às capas das mais conceituadas revistas de design e a feiras internacionais. “Estamos muito felizes por elevar o design português e mostrar ao mundo que somos capazes de competir lado a lado com grandes nomes do design”, revela Dídia.

 

BRABBU

Com apenas 4 anos de existência, a BRABBU marca já presença em 30 países e em capas de revistas de design de interiores, arquitetura e decoração. Em 2013 e 2014 foi selecionada pelas revistas AD Collector França e AD Choice Alemanha como uma das melhores marcas de design.sequoia-center-table-4

Nascida em 2011, a BRABBU foi apresentada pela primeira vez à comunidade de design de interiores em Setembro do mesmo ano no evento Decorex International, em Londres. Desde então participa regularmente nos principais eventos mundiais de design – como a Maison & Objet, em Paris, ou a iSaloniem Itália.

Tiago Gonçalves, relações públicas da BRABBU, revela a satisfação da marca: “A BRABBU não podia estar mais orgulhosa pelo reconhecimento do seu design, design português, estar representado num filme tão aguardado”.

No futuro, a marca pensa aumentar a coleção e expandir-se para outros mercados.

Koket

A Koket nasceu da criatividade da luso-descendente Janet Morais, presidente da DeMorais International – agente dasburlesque-console-zoom quatro marcas nos EUA – e a responsável pelo contrato com os estúdios norte-americanos.

Criada em 2010, a Koket assume o seu estilo extravagante e feminino. Num comunicado, Janet refere: “apesar de nunca ter pensado que a minha coleção fosse poderosa o suficiente para decorar o cenário d’As Cinquenta Sombras de Grey, a nossa presença revelou a influência de um design excecional”.

O design e manufatura dos produtos é nacional. Pois, dizem, o que é nacional é bom.

O filme ainda não estreou mas já podes descobrir estes e outros produtos portugueses numa visita virtual ao interior do apartamento da personagem principal.