O IMDB reuniu uma lista com os melhores episódios do mundo das séries, tendo em conta as votações do site. O requisito que cada episódio selecionado tinha de ter um mínimo de mil votos filtrou as entradas na listagem. No top dez podemos encontrar duas séries representadas duas vezes. Provavelmente já desconfiam de que séries se tratam mas nesta lista dos melhores episódios podem surgir algumas surpresas.

10. The Devil’s Share – Episódio 03×10 -Person of Interest

Classificação: 9,8/10

The Devil’s Share

Person of Interest é uma série norte-americana do género drama. Harold Finch (Michael Emerson), é um bilionário que desenvolve um programa de computador que prevê a identidade de pessoas ligadas aos crimes do futuro. Porém, este aparelho não transmite se a pessoa será vítima, agressor ou testemunha, nem quando ou onde o crime vai acontecer.

Este é considerado o episódio mais poético de Person of Interest. The Devil’s Share é a conclusão de um trio de episódios que definirão para sempre a série. Neste episódio Simmons (Robert John Burke), é o homem mais procurado do momento e procura vingança. Será que vai morrer, interroga-se quando o Finch revela a sua foto? E, se sim, nas mãos de quem? Várias hipóteses surgem em mente mas a série irá conduzir-nos a outros caminhos. O episódio começa como se estivesse já no fim com o som do aparelho de medição de sinais vitais que faz parte da música Hurt de Johnny Cash.

9. House’s Head – Episódio 04×15 –House M.D.

Classificação: 9,8/10

9. House’s Head – Episódio 04×15 – House M.D

A personagem principal é Dr. Gregory House, interpretado por Hugh Laurie, é um infectologista e negrologista que se destaca pela sua capacidade de elaborar diagnósticos peculiares, pelo seu mau humor e comportamento anti-social perante os seus pacientes. A série passa-se num hospital universitário chamado Priceton-Plainsboro Teaching Hospital, em New Jersey.

Na realidade, são dois episódios, porém é impossível pensar num sem o outro, já que esta é considerada a melhor hora e meia de sempre da série. Este episódio envolve-nos numa aura de mistério e suspense, entre o que é real ou não, e a forma como estas duas definições se podem confundir com facilidade. A participação de Hugh Laurie contribui para tal, com a épica sessão de striptease por Cuddy, ou a morte mais emocionante da série de Amber nos braços de Wilson.

8.The Climb – Episódio 03×09 –Arrow

Classificação: 9,8/10

8.The Climb – Episódio 03×09 – Arrow

A série conta a história de Oliver Queen, um playboy bilionário de Starling City. Um naugrágio põe fim à vida do seu pai, Robert Queen, e de Sara Lance, irmã mais nova da sua namorada Laurel Lance, com quem tinha um caso. Durante o dia, Oliver finge ser um jovem rico e insensível, mas à noite, torna-se um Vigilante com capuz verde, seguindo os desejos do seu pai antes de morrer, corrigindo os erros da família.

The Climb é o ultimo episódio da mid-season da terceira temporada, deixando muitos indícios do que poderá acontecer nos futuros episódios. Ra’s Al Ghul e Nyssa forçam a Team Arrow a descobrir o assassino da Ta-Er Al-Sahfer, nome com que Sara é conhecida na Liga de Asssassinos, tendo apenas 48 horas para o fazer. Finalmente é descoberto que Malcolm Merlin drogou e manipulou a irmã de Oliver, Thea, para que esta matasse Sara. Sabendo que a punição por matar um membro da Liga de Assassinos é um combate até à morte contra Ra’s Al Ghul (que é conhecido como o maior assassino do mundo), Malcolm planeou tudo para que Oliver se oferecesse para ir lutar no lugar de Thea.
Laurel, irmã de Sara, continua a lutar incessantemente com os seus sentimentos pela morte da irmã. O incentivo da sua mãe para que ela vingue o assassino da sua irmã vem reforçar o desejo que a filha tem de se tornar na próxima Canary.

7. Blink – Episódio 03×10 –Doctor Who

Classificação: 9,8/10

7. Blink – Episódio 03×10 – Doctor Who

Doctor Who segue as aventuras de um Senhor do Tempo renegado do planeta Gallifrey que apenas se apresenta como “Doutor”. Ele fugiu de Gallifrey numa Tardis (“Time and Relative Dimensions in Space“) o que lhe permite viajar através do tempo e espaço. O mau funcionamento do “circuito camaleão” da Tardis, que deveria fazer com que esta pudesse assumir a aparência de objetos locais, faz com que a Tardis do Doutor permaneça fixa como uma cabine telefónica policial britânica.

Este é episódio que qualquer pessoa interessada na série Doctor Who tem que assistir. O Doutor e Martha ficam em segundo plano, contudo desta vez isso não é algo negativo. No presente, Sally (Carrey Mulligan) é atraída para uma casa particular para tirar fotos, quando percebe que há mensagens para ela, que foram escritas em 1969, pelo Doutor. Agora, através dessas dicas deixadas por ele, Sally tem que evitar os Anjos Chorões, alienígenas que parecem estátuas de anjos.

6. Modern Warfare – Episódio 01×23 –Community

Classificação: 9,8/10

6. Modern Warfare – Episódio 01×23 – Community

A série centra-se no personagem de Jeff Winger , um advogado que volta à universidade após o seu diploma ser considerado inválido pela Ordem dos Advogados do Colorado. A história decorre na fictícia Universidade Comunitária de Greendale, no subúrbio de Greendale, em Denver, Colorado, e nas pessoas que ele conhece lá.

Quando o reitor de Greendale resolveu fazer um jogo de paintball assassino, ele não imaginava quais seriam as consequências que essa brincadeira podia assumir. Como o Blu-ray, o prémio, foi roubado, o vencedor do jogo passa a ganhar inscrições prioritárias. Todos os estudantes em Greendale estão dispostos a matar e a serem mortos para que possam escolher as matérias primeiro. Nunca houve, na história do paintball, um jogo levado tão a sério.

5. The Rains of Castamere – Episódio 03×09 –Game of Thrones

Classificação: 9,8/10

5. The Rains of Castamere – Episódio 03×09 – Game of Thrones

A série de televisão norte-americana segue as diversas histórias dos livros de A Song of Ice and Fire. As histórias decorrem nos Sete Reinos de Westeros, onde “verões duram décadas e os invernos uma vida inteira”. Game of Thrones mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para possuírem o controlo do Trono de Ferro de Westeros. Durante estas disputas, nas regiões mais distantes ao norte da Muralha e continentes ao leste, outras ameaças adicionais começam a surgir.

Os caminhos de Bran e Jon estão prestes a cruzar-se, Arya vai ao encontro da sua mãe, Robb casa o seu tio com uma filha de Walden Frey. Parecia estar tudo a correr bem quando algo acontece no casamento de Edmure e da sua esposa. Neste episódio, o casal, no meio da cerimónia é levado para o quarto, as portas do salão são trancadas, e a banda começa a tocar As Chuvas de Castamere. Um dos homens dos Frey esfaqueia Talisa na barriga repetidas vezes, e a partir daí começa o massacre dos homens dos Stark, e a morte de Robb e da sua mãe.

4.Everyone’s Waiting – Episódio 05×12 (series finale) –Six Feet Under

Classificação: 9,9/10

4. Everyone’s Waiting – Episódio 05×12 (series finale) – Six Feet Under

Six Feet Under, mostra a vida da nada convencional da família Fisher, que comanda uma funerária na Califórnia. Após a morte do patriarca Nathaniel Fisher (Richard Jenkins) muito vai mudar na casa Fisher. O filho mais velho Nate, tenta adaptar-se à sua carreira como diretor da funerária, mas enfrenta uma situação médica de vida ou morte e o fim do romance com a sua namorada Brenda. O filho mais jovem, assume ser homossexual. A matriarca Ruth, uma recente avó, e Claire, a filha adolescente, que tenta encontrar a felicidade na escola de arte.

É uma história de evolução a ritmo lento mas que nos deixa apaixonados. Ao longo das 5 temporadas podemos assistir, lado a lado com as personagens, as suas dores e alegrias culminando tudo neste último episódio. Aqui, a família conhece o seu destino. Os minutos são marcados pela despedida em lágrimas e com as personagens a deixarem-nos uma a uma em momentos onde os sentimentos invadem o nosso corpo. Por fim, ainda podemos ter a visão do futuro de casa personagem e podemos presenciar as suas mortes.

 3. Felina – Episódio 05×16 (series finale) –Breaking Bad

Classificação: 9,9/10

3. Felina – Episódio 05×16 (series finale) – Breaking Bad

Breaking Bad narra a história de Walter White (Bryan Cranston), um professor de química que vê a sua vida transformar-se quando descobre ser portador de um cancro terminal. Apesar de se encontrar numa complicada situação financeira,  sustenta a esposa Skyler (Anna Gunn) e seu filho Walter Jr. (RJ Mitte), que sofre de paralisia cerebral. Walter fica desesperado quando percebe que a sua família irá passar necessidades após a sua morte e decide que fará qualquer coisa para que eles não sofram com a falta de dinheiro. Impulsionado pelo medo e por desejo de oferecer dignidade passa a usar as suas habilidades em química a favor do crime, montando um laboratório de drogas.

Uma pessoa normal. Sem calças, sem família, sem dinheiro.

A música que dá título ao episódio possibilita mil trajectos possíveis para a série. Um objeto alcançável de desejo, e depois de destruição, acompanhado por uma grande mentira. Felina destrói cada mentira, passo por passo. Esta felina é tratada como se uma doença (literal e figurativa) estivesse finalmente saindo da mente de Walter. Este deixa-se inspirar pelas próprias loucuras de grandeza, rendido à auto-ilusão do seu único refúgio.

2. If-Then-Else – Episódio 04×11 –Person of Interest

Classificação: 9,9/10

2. If-Then-Else – Episódio 04×11 – Person of Interest

Person of Interest subverte a própria noção de história linear e mexe com a cabeça do espectador ao abordar a brutalidade e generosidade humanas através de várias simulações provocadas pela Machine de Finch, que tenta tirar os heróis da situação mais perigosa em que já estiveram.

If-Then-Else é um thriller de ação ultra-atual sobre a forma como interagimos com as pessoas e a diferença que isso faz no mundo. Este episódio, revela-se uma peça filosófica e humanista sobre a necessidade de entender que nenhuma vida é menos importante que a outra.

1. Ozymandias – Episódio 05×14 –Breaking Bad

Classificação: 10/10

1. Ozymandias – Episódio 05×14 – Breaking Bad

Breaking Bad dá-nos o que poderia ser o final da série. Walter White preso pelo cunhado ou ou fugindo sempre foram finais possiveís, tal como foram executadas em episódios como To’hajiilee e Ozymandias.

O que este episódio, Ozymandias, faz é mostrar que a prisão é um castigo demasiado pequeno para a quantidade de crimes que Walt cometeu ao longo das cinco temporadas. São 47 minutos quase insuportáveis de se ver, com diversos momentos de tirar o fôlego e um número de coisas terríveis a acontecer a cada uma das principais personagens.

Mas a lista é demasiado extensa para ficar por aqui. Ao top 50 podemos ainda acrescentar séries como HannibalSpartacusScrubsHomeland, Buffy: The Vampire SlayerLostSupernaturalThe OfficeThe Walking DeadTrue Detective, FriendsSeinfeldIt’s Always Sunny in PhiladelphiaMad Men, The OriginalsDexter e Sherlock.