Um artista espanhol decidiu transformar personagens de filmes da Disney e da Pixar em versões universitárias. Disney University é o nome dado a este projeto.

As princesas Disney estão constantemente a ser alvo das mais diversas (re)ilustrações por artistas mais ou menos conhecidos, mas o projeto do espanhol Rúben ou Hyung86, como se assume na plataforma digital DeviantArt, transforma não só a Bela Adormecida ou a Branca de Neve como também o Pinóquio, o Jim de O Planeta do Tesouro e ainda o Quasimodo numa versão jovem e elegante, que reposiciona as personagens da Disney/Pixar nos tdisney_university_caos_by_hyung86-d6avf4hempos modernos e lhes confere um background bastante original.

O projeto Disney University nasceu em 2013 com uma primeira ilustração de Peter Pan, em virtude desta personagem representar da melhor forma, segundo o autor, o espírito irreverente e brincalhão da juventude. Para os mais atentos, o pormenor de Tinkerbell nas suas Converse vermelhas não passa despercebido. Mais tarde, a famosa Sininho acabou por ser transformada numa cheerleader.

Depressa começaram a aparecer as versões universitárias de outras personagens, como os quarterbacks Hércules e Monstro, de A Bela e o Monstro, a boémia e estranha Alice, o surfista Eric (por quem Ariel, a miúda tímida do Clube de Natação, tem uma paixoneta) ou a ambientalista Pocahontas, que conta com a ajuda do seu agora melhor amigo Kenai.

É ainda de salientar guarda-roupas como o da jovem estudante de culinária, Tiana, ou o da aspirante a escritora de livros infantis, Wendy. Versões como a de Kovu, Simba e Bambi são incríveis pela tarefa árdua que é humanizar as suas personagens, mas Rúben parece dar conta do recado, com ilustrações irresistíveis. E, como não pode faltar um triângulo amoroso, John Smith, estudante de arquitetura naval, e Kocoum, o eterno amante da natureza, partilham o mesmo amor.

Vilões como Ursula ou Izma (de Pacha e o Imperador) ganham a oportunidade de estar no comando, ao serem transformados em figuras de autoridade, professora do coro e professora de química, respetivamente. Também Roger e Annie, dos 101 Dálmatas, têm lugar como professores de música, assim como Merlin dá aulas de História Natural com a ajuda da sua assistente Mim.

Mas há muito mais para descobrir, como a versão humana de Nala, Stitch Bolt ou ilustrações frescas de personagens Disney pouco conhecidas, como Penny, Taran e Eilonwy. Se ficaste curioso, basta espreitares a maravilhosa galeria DeviantArt de Rúben.