A Companhia Nacional de Bailado inicia a temporada de 2015 com A Perna Esquerda de Tchaikovsky. De 5 a 15 de fevereiro, a bailarina Barbora Hruskova, o encenador Tiago Rodrigues e o pianista Mário Laginha partilham o palco do Teatro Camões, através da dança, da escrita e da música.
Em 2014, Barbora Hruskova despediu-se dos palcos com o bailado Giselle. Aos 42 anos, a bailarina confessou não poder continuar como bailarina principal, devido à lesão numa das pernas. De nacionalidade francesa, Barbora ingressou na Companhia Nacional de Bailado em 2003 e dançou bailados emblemáticos da Companhia.
Agora volta, num espetáculo escrito e dirigido por Tiago Rodrigues, sobre a memória e as marcas que a dança deixou no seu corpo. O pianista Mário Laginha compôs a música original que revisita a carreira da bailarina.
Para a peça Tiago Rodrigues escreveu:
“Quando danço, tudo parece um sonho mas, como tenho dores, sei que é real. Dançar dói, mas dói mais quando estou parada.”
Para além do bailado, a CNB volta a promover as Conferências/Conversa. O tema desta primeira conferência é a memória e será dirigida pela jornalista Cristina Peres, no dia 3 de fevereiro.
No dia 4 de fevereiro, realiza-se o habitual ensaio geral solidário. Neste ensaio, o valor dos bilhetes irá reverter para quatro instituições: a APAV- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Apoio à Vida, a Crescer Bem e a Movimento ao Serviço da Vida.
Vê agora o que podes esperar através das fotografias dos ensaios:
Fotografias de Bruno Simão cedidas pela Companhia Nacional de Bailado
Para mais informações, consulta aqui.