A Companhia Nacional de Bailado inicia a  temporada de 2015 com A Perna Esquerda de Tchaikovsky. De 5 a 15 de fevereiro, a bailarina  Barbora Hruskova, o encenador Tiago Rodrigues e o pianista Mário Laginha partilham o palco do Teatro Camões, através da dança, da escrita e da música.

Em 2014, Barbora Hruskova despediu-se dos palcos com o bailado Giselle. Aos 42 anos, a bailarina confessou não poder continuar como bailarina principal, devido à lesão numa das pernas. De nacionalidade francesa, Barbora ingressou na Companhia Nacional de Bailado em 2003 e dançou  bailados emblemáticos da Companhia.

Agora volta, num espetáculo escrito e dirigido por Tiago Rodrigues, sobre a memória e as marcas que a dança  deixou no seu corpo. O pianista Mário Laginha compôs a música original que revisita a carreira da bailarina.

Para a peça Tiago Rodrigues escreveu:

“Quando danço, tudo parece um sonho mas, como tenho dores, sei que é real. Dançar dói, mas dói mais quando estou parada.”

Para além do bailado, a CNB volta a promover as Conferências/Conversa. O tema desta primeira conferência é a memória e será dirigida pela jornalista Cristina Peres, no dia 3 de fevereiro.

No dia 4 de fevereiro,  realiza-se o habitual ensaio geral solidário. Neste ensaio, o valor dos bilhetes irá reverter para quatro instituições: a APAV- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Apoio à Vida, a Crescer Bem e a Movimento ao Serviço da Vida.

Vê agora o que podes esperar através das fotografias dos ensaios:

Fotografias de Bruno Simão cedidas pela Companhia Nacional de Bailado

Para mais informações, consulta aqui.