matosi

Matosinhos e Vila Real vão ser a Capital da Cultura do Eixo Atlântico

Em 2016, os concelhos de Matosinhos e Vila Real vão partilhar o estatuto de Capital da Cultura do Eixo Atlântico, sucedendo assim à cidade espanhola de Ourense.

A decisão foi tomada hoje em reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que decorreu em O Barco de Valdeorras, na província galega da anterior capital.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, uma organização que engloba 38 autarquias do Norte de Portugal e da Galiza e que tem como objetivo aprofundar as relações entre as regiões, teve a primeira destas capitais da cultura em 2009, com Vila Nova de Gaia, tendo-se seguido Viana do Castelo em 2011.

Na comemoração deste título, estão planeadas diversas ações como espetáculos teatrais de companhias galegas em itinerância, o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e 15 exposições de artes plásticas, fotografia e design, algumas das quais organizadas em colaboração com instituições galegas de referência.

A Capital da Cultura do Eixo Atlântico ficará ainda assinalada pela abertura da Casa da Arquitetura, do Quadra-Galeria de Design e da Casa da Memória de Matosinhos, bem como pela edição de livros e pela realização de conferências relacionadas com o papel dos Caminhos de Santiago na consolidação de uma identidade luso-galaica e europeia”, acrescenta a autarquia.”

A par do programa cultural propriamente dito, que passará bastante pelas estruturas já existentes no concelho, haverá um investimento no plano de requalificação urbana, como a abertura da Broadway da quadra marítima, a criação de várias praças e a iluminação de edifícios emblemáticos, o arranjo de ruas e de todos os passeios da cidade, tentando assim potenciar o atrativo turístico e económico da zona.

812430

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.