violencia_logo

Teatro na educação para a cidadania

Violência? Não, obrigado! é o nome do projeto criado pela autarquia de Vila Real que pretende, através do teatro, educar os jovens da região para a cidadania.

O projecto é dirigido aos jovens do 2º e 3º ciclo e vai envolver entre 150 a 200 alunos. Até ao mês de abril, pretende-se sensibilizar e alertar os jovens sobre violência doméstica, discriminação e bullying. O projeto tem a seguinte missão:

A violência é uma realidade transversal a todas as culturas, extractos sociais e faixas etárias, [e] a prevenção é a melhor forma de evitar que se alastre pelas gerações seguintes”.

O projeto conta com a parceria da companhia Urze Teatro e do Rotary Club de Vila Real e definiu a Escola como área de intervenção central, em colaboração com professores e técnicos da autarquia.

Numa primeira fase, a companhia Urze vai às escolas apresentar peças teatrais de curta duração, baseadas no Teatro do Oprimido. Este conceito foi desenvolvido e aplicado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal junto de comunidades com problemas sociais.

Depois serão os estudantes os criadores e produtores de peças de teatro, filmes ou poemas que tenham como ponto de partida a violência, feitos com os artistas convidados, e ainda um trabalho de investigação que irá envolver outros parceiros, como a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

No final do programa, serão apresentados às famílias e à comunidade os projetos realizados pelos jovens, para que através da educação para a cidadania, estes fenómenos tão preocupantes sejam combatidos com mais eficácia.

Consulta mais sobre o projeto, aqui.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.