10262191_10201144095282968_1659207142541402723_n

Companhias portuguesas e espanholas unidas pelo teatro

No próximo sábado (17 de janeiro), o Circuito Ibérico de Artes Cénicas é apresentado publicamente. Este circuito junta Companhias de teatro portuguesas e espanholas num intercâmbio de nove espetáculos. No mesmo dia, acontece a primeira atuação do grupo de Teatro Guirigai, com a peça Camino del Paraíso, de Agustín Iglesias, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.  

Até agora, o projeto é composto por nove Companhias. Portugal será representado pelo Centro Dramático de Évora (Cendrev), a Escola da Noite do Grupo de Teatro de Coimbra, a Companhia de Teatro do Algarve, a Companhia de Teatro de Braga, o Teatro das Beiras e o de Teatro do Montemuro. Espanha colocará em cena o Teatro Guirigai, os Los Santos de Maimona (Badajoz), e as Companhias Karlik Danza Teatro (Cáceres) e La Fundición (Sevilha).

O circuito aceita novos aderentes. Qualquer Companhia que tenha uma unidade de criação e um espaço de acolhimento de espetáculos poderá fazer parte deste projeto. Além disso, a organização tem a intenção de desenvolver mais atividades além dos espetáculos, como a formação, a coprodução e a troca de textos de autores portugueses e espanhóis entre as diferentes Companhias.

José Russo, o Diretor do Cendrev e um dos organizadores do evento, salienta que um dos principais objetivos deste circuito é que as Companhias possam: “trabalhar em conjunto no sentido de inverter este velho hábito ou esta má cultura que é a de portugueses e espanhóis estarem de costas voltadas“.

O circuito ainda tem um longo percurso pela frente. Outro dos objetivos é a conquista de financiamento nacional e comunitário para a programação. A organização espera respostas do Governo de Portugal e de Espanha. Por enquanto há uma certeza, estão agendadas cerca de 32 sessões de teatro.

'Camino del Paraíso' do Teatro Guirigai
‘Camino del Paraíso’ do Teatro Guirigai

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Festival da Canção 2021 Sónia Araújo e Jorge Gabriel
‘Festival da Canção’ ganha 100 mil espectadores face a 2020