O Mundo de Fora, livro do escritor colombiano Jorge Franco e vencedor do Prémio Alfaguara de 2014, chega hoje às livrarias portuguesas. A Alfaguara, chancela da Editora Objectiva, tem vindo a publicar os livros vencedores deste prémio literário no género de novela, entre os quais A Invenção do Amor, de José Ovejero, ou Numa Mesmo Noite, de Leopoldo Brizuela.

O vencedor do Prémio Alfaguara 2014 foi anunciado em Madrid a 20 de março de 2014. Jorge Franco concorreu com a sua obra, assinada com o pseudónimo Antonio Benjamin, numa edição que contou com 872 manuscritos. Torna-se, desta forma, a edição com mais participações na história do prémio literário. Foram recebidos 381 manuscritos de Espanha, 120 da Argentina, 109 do México, 54 da Colômbia e outros manuscritos de diferentes países.

O Mundo de Fora

A história de O Mundo de Fora passa-se em Medelín, nas décadas de 60 e 70, com Isolda, a personagem principal, a viver fechada num castelo. De acordo com informações da editora, o livro é uma viagem “ao pós-segunda guerra mundial, ao mundo do crime colombiano, à descoberta da sexualidade e ao mais forte dos sentimentos: o amor”.

As obras de Jorge Franco são reconhecidas com vários prémios literários. O seu livro de contos, Maldito amor, ganhou o Concurso Nacional de Narrativa Pedro Gómez Valderrama. Com Mala noche obteve o primeiro prémio no XIV Concurso Nacional de Novela Cuidad de Pereira e foi finalista do Prémio Nacional de Novela de Colcultura. A adaptação cinematográfica da sua obra Paraíso Travel (2012) converteu-se numa das mais vistas do cinema colombiano.

O Mundo Fora está, a partir de hoje, à venda nas livrarias portuguesas. Podes ler aqui o artigo de opinião sobre A Invenção do Amor, do escritor José Ovejero, vencedor do Prémio Alfaguara 2013.