A mudança dos canais temáticos RTP Memória e RTP Informação dos serviços televisivos pagos para a TDT é um dos objetivos que o grupo RTP pretende cumprir num futuro próximo.

Com a intenção de chegar ao um número maior de casas em todo o país e melhorar o serviço público disponibilizado, o grupo RTP pretende que estes dois canais temáticos, de momento apenas acessíveis àqueles com pacotes a cabo pagos, façam parte da lista de canais presentes na televisão digital terrestre.

Com o custo de aproximadamente 12 milhões de euros anuais para a RTP, a mudança dos canais temáticos para a TDT é um assunto discutido com cuidado há já algum tempo, tendo o grupo demonstrado interesse nesta ação já em 2013. É possível encontrar no Projeto Estratégico da empresa pública a informação de que tal mudança será realizada no momento certo, após resolvidos “condicionalismos tecnológicos (TDT) e de modelo de receitas, que não estão ultrapassados”. Estas informações constavam no documento estratégico que acabou por ser chumbado pelo Conselho Geral Independente e que levou à demissão da administração da emissora estatal.