Museu Machado de Castro

Portugal com 19 candidaturas ao Prémio Mies van der Rohe

O Prémio Mies van der Rohe 2015, considerado o mais importante prémio europeu da arquitetura contemporânea, soma 19 candidaturas portuguesas, num total de 420.

A fundação, com sede em Barcelona, presta homenagem ao famoso arquitecto alemão, e homenageia, nos dias de hoje, os projectos que se destacam no ramo da arquitetura a nível europeu.

Portugal encontra-se na sétima posição no ranking de candidaturas, com os já referidos 19 projectos, sendo ultrapassado por Espanha (35 obras), Alemanha (27), França (25), Reino Unido (21), Turquia (21) e Holanda (20).

O Prémio Mies van der Rohe não só destaca o projecto vencedor (€60.000,00), como também certas obras numa categoria de arquitectura emergente (€20.000,00), bem como o chamado Jovem Talento da Arquitectura.

Os nomeados para o prémio inicial serão anunciados no final do mês corrente e o grande vencedor será divulgado em Maio. A escolha preside nas mãos de um júri liderado pelo italiano Cino Zucchi.

É de referir que o primeiro vencedor deste prémio, em 1988, foi o português Álvaro Siza, com o projecto do Banco Borges & Irmão, em Vila do Conde.

Podes consultar todas as candidaturas – incluindo as portuguesas – na página oficial do Prémio Mies van der Rohe.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Lupin
‘Lupin’. Já há teaser e data de estreia para a nova parte da série