091210_porto_editora

E a Palavra do Ano é…

Numa votação da Porto Editora em que participaram cerca de 22000 mil portugueses, a Palavra do Ano de 2014 eleita  é “Corrupção”.

É já pelo sexto ano consecutivo que a Porto Editora lança a votação para a Palavra do Ano e, a de 2014 ocorreu durante todo o mês de dezembro no site da Infopédia. Foram dez as palavras a concurso, sendo elas “Banco”, “Basqueiro”, “Cibervadiagem, “Ébola”, “Legionela”, “Gamificação”, “Jihadismo”, “Selfie”, “Xurdir” e a ilustre vencedora “Corrupção”.

A escolha dos portugueses para a Palavra do Ano foi justificada pelos diversos casos de corrupção conhecidos ao longo do ano passado e toda a mediatização que lhes foi dada, sendo exemplo disso o processo Face Oculta, a operação Labirinto e até a inesperada detenção de José Sócrates.

Em segundo lugar ficou a palavra “xurdir”, ultrapassando assim a palavra “selfie”, que ocupa o terceiro lugar do pódio. Em tempos de crise o melhor mesmo é xurdir, um regionalismo que significa “lutar pela vida; mourejar”. O ressurgimento desta palavra coincide perfeitamente com a conjuntura socioeconómica que Portugal atravessa, constituindo de qualquer das maneiras um enriquecimento do vocabulário dos portugueses, por ficar à frente de palavras mais conhecidas. Já a palavra selfie é o espelho dos tempos modernos, sendo inevitável o seu uso constante numa era dos smartphones e das redes sociais, onde a palavra está já consolidada no quotidiano dos portugueses.

A palavra "xurdir" ultrapassou a palavra "selfie" em número de votos.
A palavra “xurdir” ultrapassou a palavra “selfie” em número de votos.

A Palavra do Ano é uma iniciativa da Porto Editora que visa enaltecer o património da língua portuguesa, sublinhando a importância das palavras e dos seus diferentes sentidos no nosso dia-a-dia.

Nas edições anteriores, as palavras vencedoras foram “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira volta ao ‘Jornal das 8’ para falar sobre novo livro