A marca italiana Dolce&Gabbana já lançou a campanha Primavera/Verão 2015 e tem causado impacto pelas escolhas feitas. Uma delas foi a influência de um estilo tradicional espanhol. No anúncio elaborado pela marca surgem homens vestidos de toureiros e mulheres com lábios vermelhos garridos e as típicas saias longas e rodadas. Mas esta não é a principal surpresa. No anúncio, as protagonistas acabam por ser três idosas escolhidas como modelos.
De facto, a diferença entre Bianca Balti, Vittoria Ceretti, Irina Sharipova e Blanca Padilla é notória. As idosas não fazem as poses sensuais, não utilizam sapatos de salto alto, nem têm as mesmas medidas corporais das modelos, mas acrescentam ao anúncio a alegria e espírito latino que as peças do anúncio pretendem refletir. As tiaras douradas na cabeça e as malas de cetim são os acessórios utilizados pelas três modelos desconhecidas. O que marca definitivamente a diferença é a sua boa disposição e o sorriso, como o refere a legenda de uma das fotografias da Campanha: “O riso de uma mulher de qualquer idade é sinónimo de pura beleza.”
Esta não é a primeira vez que a Moda insere, nas suas campanhas, modelos com idades mais avançadas. Em 2013, a designer neozelandesa Karen Walker requisitou modelos dos 65 aos 92 anos para a sua coleção de óculos de sol. Também a Cole Haan, quando celebrou o seu 85.º aniversário, fez uma campanha com personalidades conceituadas que nasceram em 1928.

