O teatro regressa a esta casa lisboeta já nos próximos dias 15, 16 e 17 de janeiro, no Grande Auditório. Encenado por John Romão, este espetáculo dColectivo 84 marca a estreia de Pocilga, escrito pelo controverso Pier Paolo Pasolini, na língua portuguesa.

Na senda dos muitos outros trabalhos que deram aclamação e reverência a Pasolini, o texto é também uma dura reflexão política e social sobre as condições a que uma sociedade moderna se sujeitou com o advento do capitalismo e corrupção moral que o mesmo trouxe. A metafórica pocilga serve aqui como meio de comparação a uma degradação de valores e uma sujidade disfarçada pelo efémero e artificial. O amor, o sagrado e o político são as três dimensões que vão ser exploradas num espetáculo que conta com Albano Jerónimo, Ana Burstoff, Cláudio da Silva e João Lagarto entre o elenco.

Numa altura em que se celebram 40 anos da morte do seu autor, Pocilga estreia já dia 15 de janeiro na Culturgest. Segue depois para o Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), a 22 de janeiro. Esta peça passará ainda por Torres Novas (21 de fevereiro), Viseu (27 de junho) e terminará no Teatro Nacional São João no Porto (3 a 12 de julho).