Almeida Garrett

Estado português adquire espólio de Almeida Garrett

O gabinete do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou no passado dia 18 que o Estado português adquiriu o espólio de Almeida Garrett, pertencente à colecção na posse da família Futscher Pereira.

O anúncio foi realizado no âmbito da inauguração da exposição Almeida Garrett- Viagem e Património, presente até dia 19 de abril no Panteão Nacional, que visa comemorar os 160 anos da morte do autor.

O comunicado justificou esta aquisição dizendo que se trata “de uma colecção que engloba mais de 400 páginas manuscritas, grande parte delas inéditas, compreendidas no período de 1839 a 1853/54, que contribuem de forma decisiva para o estudo do ‘Romanceiro Português’”.

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, feito 1.º visconde de Almeida Garrett pelo rei D. Pedro V, é uma figura notável da literatura lusitana, cujas obras incluem Viagens na Minha Terra, O Retrato de Vénus, Folhas Caídas e Frei Luís de Sousa. Atuou também no campo da política, apoiando a vertente liberal.

Mais Artigos
Mariah Carey Natal
Tudo o que queríamos no Natal? Especial de Mariah Carey chega em dezembro