YouTubeMusicKeybeta-GooglePlayMusic

Youtube pode ser processado por violar direitos de autores

Ver os videos das bandas e dos artistas favoritos no Youtube tornou-se um dos vários motivos para aceder à plataforma, mas o serviço da Google pode estar prestes a enfrentar uma batalha judicial com uma representante de centenas de artistas.

A Global Music Rights, uma companhia que gere os direitos de autor de artistas como Pharrell Williams, John Lennon ou os Eagles, veio ameaçar a gigante informática de que se não retira os cerca de 20 mil videos dos seus representados irá avançar para os tribunais e pedir uma indemnização que poderá não ser nada acessível à Google.

Os atritos começaram a surgir em novembro e tiveram novos contornos esta semana. Na origem parece estar o novo serviço pago de streaming de música do Youtube, o Music Key. Apesar de não ter sido ainda lançado, a plataforma será concorrente de serviços semelhantes como o Spotify ou o iTunes Radio.

eagles-then
Os autores de Hotel California fazem parte do leque de bandas representadas pela Global Music Rights

O advogado da Global Music Rights, Howard King, alega que a Google não tem as devidas licenças para albergar cerca de 20 mil videos dos artistas que a empresa representa. A empresa de Montain View, por seu turno, avisa que detém todos os direitos que necessita, uma vez que assinou um acordo com as anteriores representantes válido por vários anos.

O problema acaba por ser mais profundo do que o era à partida. É que segundo Irving Azoff, administrador da Global Music Rights, a Google até pode ter esses direitos assegurados pelos acordos assinados no passado, mas certamente não serão válidos para o Music Key. O valor das indemnizações caso a empresa de gestão de direitos vencesse não seriam nada atrativos para a Google, já que variariam entre os 160 milhões e os 2 mil e 500 milhões de euros, cerca de 3 mil milhões na moeda americana.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Festival da Canção
Festival da Canção 2021. Estas foram as reações à Grande Final