Carina Rosa

Olhos de Vidro: um conto promissor de Carina Rosa

Com três livros publicados, e o mais recente pela Coolbooks, Carina Rosa disponibiliza gratuitamente e a partir de hoje Olhos de Vidro, um conto sobre a “linha ténue entre a loucura e a sanidade” no universo do teatro e os motivos de “que levam alguém a perder-se de si mesmo”.

Atualmente é muito fácil ver um novo escritor graças às novas ferramentas digitais colocadas à disposição. Há, por vezes, demasiadas formas de publicar um manuscrito guardado numa gaveta e são muitos os que o fazem. Há consequências positivas e negativas neste ato: muito lixo acaba por ver a luz do dia e algumas histórias de qualidade também. Torna-se necessário saber mostrar o produto, ter uma lógica de marketing para um novo escritor ver a luz do dia e ser reconhecido pelos leitores portugueses. Carina Rosa apareceu de mansinho, já neste universo literário de autopublicação, e conquista aos poucos um bom número de leitores com as suas histórias.

Começou há dois anos atrás com O Intruso, publicado pela Chiado Editora, para depois passar pela Alfarroba, com As Gotas De Um Beijo, e lançar mais recentemente A sombra de um passado. A Coolbooks, chancela da Porto Editora, é uma aposta em dois universos: dos novos escritores e dos ebooks. O livro digital é comum em outros países mas, infelizmente, está longe de chegar a essa normalidade em terras portuguesas. No entanto, e para agrado de muitos, são lançadas, em pouco tempo de intervalo, obras de novos escritores – e promissores talentos nacionais na literatura. Carina Rosa começou por me chamar a atenção pela capa d’A sombra de um passado. No meio de todas os novos lançamentos da Coolbooks, foi uma das que me chamou a atenção e despertou curiosidade pelo possível romance e humanidade nas suas personagens.  leitura desta obra acontece em breve mas debruço-me, em primeiro lugar, pelo conto Olhos de Vidro.

olhos de vidro

Carina Rosa disponibilizou o conto na sua página de Facebook de forma gratuita e em vários formatos. Estas iniciativas fazem-me crer que há mais pessoas a ler. Todos os que não querem perder tempo com um livro com mais de 300 páginas podem optar por livros de contos e os que não desejam gastar dinheiro podem perder algum – pouco – tempo à procura de iniciativas, como esta, gratuitas. Olhos de Vidro apresenta a actriz Amanda, destruída pelos inúmeros papéis que já interpretou em palco. Começou no teatro aos 15 anos e consagrou-se como uma das actrizes mais promissoras da companhia para a qual trabalha. O sucesso, a sede por ver o seu talento reconhecido, leva-a a trazer a vivência das suas personagens para a vida real. As atitudes de Amanda confundem-se com a personagem que está a interpretar no momento, a prostituta Milena. Desvaneios soltos, comportamentos agressivos que acabam por se revelar mais intensos do que parecem.

Estes Olhos de Vidro estão tão bem escritos que faz o leitor querer avançar nas páginas (em formato epub são 26) para saber o que acontece a Amanda, cada vez mais louca pelo final, a seu ver, injusto para a personagem Milena. Para uma história ser boa, é necessário que o escritor saiba usar as palavras. Carina Rosa sabe usá-las, encaixa-as no lugar certo e constrói uma boa narrativa. A loucura desta actriz intensifica-se no avançar do conto. Apesar de, em qualquer conto, não haver espaço nem tempo para a total caracterização das personagens, em Olhos de Vidros há essa brilhante caracterização: uma actriz louca, um encenador encantado por ela – o que acaba por prejudicá-la – e um dramaturgo despreocupado com as atitudes dos seus actores, com um único foco na história que tem em mãos.

É um começo promissor, um aperitivo bem confeccionado para os leitores. Boas personagens, um bom enredo e tão bem escrito por Carina Rosa. Pouco mais de vinte páginas é pouco, fica-se na expectativa de se saber mais. A melhor sensação, no final da leitura deste conto, é o questionamento sobre o futuro destas personagens – desenhadas de uma forma diferente em cada ser humano. Olhos de Vidro está disponível gratuitamente na plataforma Smashwords.

Nota final: 7,5/10

Sobre o conto:

Título: Olhos de Vidro

Palavras: 6,980

Disponível na plataforma Smashwords

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
“Fica Bem”. Novo programa da SIC Caras será apresentado por Cláudia Borges