O Natal está aí e na televisão já se sente o espírito. Além das muitas publicidades a perfumes que nos parecem verdadeiras obras de arte, do mítico Ambrósio do Ferrero Rocher e dos mais variados brinquedos, quisemos destacar os cinco anúncios feitos em Portugal que nos têm encantado ao longo dos tempos.

5 – LIDL: Celebrar o Natal em família

O Natal é família mas há sempre aquelas profissões que não possibilitam que se pare de trabalhar só porque é a noite da Consoada. Precisamente neste espírito, o LIDL fez um anúncio em Portugal que tocou no coração de todos. Num hospital, nas portagens, nos transportes, se alguém tem de trabalhar, porque não ser a família a levar o espírito de Natal mais perto dos que lhe são queridos. Palavras para quê?

4 – Continente: Bem-vindos ao mundo encantado dos brinquedos

Até pode haver a Popota, até pode haver o Toys ‘r’ us e até pode haver todas as consolas de mundo, mas nada supera o universo mágico para o qual a Leopoldina nos transportava. Se hoje em dia está remetida para a Missão Sorriso, são poucos os que não sabem de cor os versos mágicos que nos encantavam no Natal. E porque a época natalícia não é só das crianças, vamos recordar: ♪ Bem-vindos ao mundo encantado dos brinquedos, onde há reis, princesas, dragões. Heróis de banda desenhada, pulos, saltos…

3 – Optimus: One, Two, Three, Four

Foi com certeza uma das maiores produções publicitárias de 2012. A Optimus alargou o conceito ‘Duetos Improváveis’ e levou Rui Reininho, Carminho, Moonspell e Roberto Leal ao interior de Portugal, numa Aldeia de Natal Global. Nunca o Portugal rural suscitou tanta alegria em frente à televisão.

2- NOS: Don’t Stop me Now

E por falar em música, também a NOS surpreendeu este ano com uma viagem de Natal com Camané, Miguel Araújo e Dead Combo a interpretarem o novo hino da marca, Don’t Stop Me Now. Em 90 segundos, vemos o regresso de uma jovem universitária a casa, sendo surpreendida com uma festa no interior do comboio. Trás-os-Montes, Douro, Porto, Coimbra, Lisboa e Alentejo são apenas alguns dos pontos por onde passam, ao som de vários grupos de música regionais.

1- Azeite Gallo – Ó rama ó que linda rama

Podem passar 10 anos. Podem até passar 50. Mas este é um anúncio que atravessa gerações. É inquestionável que, quando ouvimos ao longe ‘Ó rama é que linda rama’ na televisão, a noite que simboliza o amor, a família e a alegria está mesmo a começar. Desde a missa do galo ao bacalhau com todos, são as mais profundas tradições portuguesas representadas num anúncio que é muito mais do que isso.