Para aqueles fãs de música que gostam de ver e rever as melhores atuações das suas bandas favoritas — ou mesmo só para aqueles que gostam de apreciar uma boa performance ao vivo — aqui fica uma seleção feita pela equipa de Música do Espalha-Factos, com sugestões para presentear alguém com um bom DVD. Existe um bocadinho de tudo, desde DVD mais antigos até às últimas novidades.

Alexandra Silva

Foals Live at the Royal Albert Hall
São indubitavelmente uma das melhores bandas que os anos 2000 nos trouxeram e já provaram isso ao vivo em Portugal por diversas vezes, tendo sido o último concerto, no Super Bock Super Rock, em julho passado, um dos melhores do ano. Este DVD prmite-nos ver como o coletivo de Oxford é tão bom em palco (ou no meio do público) como em estúdio. Além do concerto, o documentário Nothing Left Unsaid é uma interessante viagem ao interior da banda.

Depeche Mode – Live in Berlin
Edição de luxo com temas ao vivo de uma das bandas que tem o epíteto de ser das melhores em cima do palco. Gravado por Anton Corbjin, contém além do concerto, várias entrevistas. Imprescindível para qualquer fã, já que alia também a música à cinematografia, o que faz com que seja uma prenda bem interessante.

Rodrigo Leão – O Espírito de um País
Trata-se de uma edição em CD+DVD do concerto comemorativo dos 40 anos do 25 de abril, que Rodrigo Leão teve a honra de apresentar na escadaria da Assembleia da República. Nele, com os músicos que o têm acompanhado, mas também com Camané como convidado, faz uma retrospetiva pela sua carreira mas também pela alma dos portugueses. Belíssimo.

Cátia Rocha

Demon Days: Live at the Manchester Opera House
Enquanto não há álbum novo dos Gorillaz, mais vale ver este DVD. É de 2006, já é uma “criança” com uns bons aninhos, mas não é por isso que deve merecer menos valor. Afinal, foi nomeado para um Grammy e tudo. E ver a Feel Good Inc e aquela gargalhada demoníaca… é só muito bom. Tendo em conta que os Gorillaz só deram sete concertos, torna tudo muito mais especial.

Da Weasel: ao vivo no Pavilhão Atlântico
Apenas porque passaram sete anos e ainda continuo a ter pena de não ter estado presente. Como dá para perceber, estou só a assegurar a parte nostálgica da lista. Apesar de ter sido lançado em 2008, ainda é fácil encontrar o DVD do concerto da Doninha para oferecer neste Natal àquele grande, grande fã da crew mais conhecida de Almada. Ainda por cima, é vendido no pack CD+DVD, com as músicas mais marcantes da história da banda. Infelizmente, a Loja (Canção do Carocho) e a Joaninha ficaram de fora, mas a vida continua.

Joana Rita Abreu

Coldplay: Ghost Stories – Live 2014
Este DVD ao vivo fez-se unicamente da apresentação de temas do sexto álbum dos Coldplay, Ghost Stories, tendo sido gravado nos estúdios da Sony em Los Angeles e realizado por Paul Dugdale. Num cenário visual de 360 graus, a banda de Chris Martin, Jonny Buckland, Will Champion e Guy Berryman continuam a inovar, e a demonstrar que são uma das melhores bandas no que diz respeito a atuações ao vivo. Com uma aura especial, num cenário íntimo mas expressivo e interativo, o DVD Ghost Stories – Live 2014 é uma ótima prenda de natal para os fãs e seguidores da banda britânica.

Xutos & Pontapés – 35 (Ao vivo 2014)
Os Xutos são indubitavelmente um marco na história do Rock em Portugal. Numa produção e num cenário gigantesco, o Meo Arena recebeu um espetáculo de celebração dos 35 anos da banda portuguesa, que passou pelos temas mais simbólicos da sua história, contemplados neste DVD. Este álbum ao vivo representa sem dúvida um momento alto dos Xutos & Pontapés e um álbum de recordações para os seus seguidores.

 

Telmo Romeu Simões

Noiserv – Everything should be perfect even if no one’s there

Se a música de David Santos já é tão característica, ainda mais única é a maneira como ela a faz ao vivo. Gravado no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, este DVD permite-nos ver isso de perto. Com o bónus de encaixar bem num serão à lareira com chocolate quente.