Ainda só foram anunciados os espetáculos do primeiro semestre de 2015, mas já estão confirmadas quatro estreias para o próximo ano da Companhia Nacional de Bailado. Luísa Taveira, a Diretora Artística da CNB, revela que apenas foi anunciada meia programação de 2015 para acertar calendários com os teatros onde a mesma também atua, além do Teatro Camões.
A Perna Esquerda de Tchaikovski
5 a 15 de fevereiro
Tiago Rodrigues encena uma peça em torno do corpo da ex-bailarina da Companhia Nacional de Bailado, Barbora Hruskova. As aventuras do corpo de uma bailarina estarão em palco ao som da música original de Mário Laginha.
BG – Programa de Homenagem ao Ballet Gulbenkian
12 a 29 de março
O Ballet Gulbenkian ainda permanece na memória do público português. Aliás, será mesmo inesquecível no panorama da dança nacional e internacional. Com a intenção de reavivar a memória deste prestigiado ballet, a Companhia Nacional de Bailado revisita a peça Treze Gestos de um Corpo de Olga Roriz, Nova Criação de Vasco Wellenkamp, Twilight de Hans van Manen e Minus 16 de Ohad Naharin.
Giselle
29 de abril a 10 de maio
Um dos bailados mais etéreos da dança, volta a fazer parte da temporada da Companhia Nacional de Bailado. Dividida em dois atos, a obra coreografada por Georges Garcia será interpretada pela Orquestra da Câmara Portuguesa, dirigida por Pedro Carneiro.
Tábua Rasa
21 a 23 de maio
A busca pelo começo da criação da obra será o tema deste espetáculo, co-coreografado e interpretado por António Cabrita, Henriett Ventura, São Castro e Xavier Carmo. Esta será uma peça simples onde o que importa é o movimento do corpo.
O Pássaro de Fogo
18 a 28 de junho
Fernando Duarte volta a coreografar um clássico da dança, desta vez será: Pássaro de Fogo. Carlos Pimenta será o responsável pela dramaturgia desta lenda russa reescrita por Fokine e musicada por Stravinski. Os figurinos voltarão a ser de José António Tenente. Este espetáculo também faz uma aliança com a tecnologia. Carlos Pimenta promete: “(…)esperamos não desiludir a constatação de Léon e fazer “realmente” este Pássaro voar. “
Projetos da Companhia Nacional de Bailado
A Companhia Nacional de Bailado continuará a tentar aproximar o público à sua obra. As conferências/conversas antes de cada espetáculo continuarão na próxima temporada, assim como os ensaios gerais solidários, onde os custos da bilheteira do ensaio serão doados a uma instituição de solidariedade.
As quase quatro décadas da CNB serão compiladas por Cláudia Varejão em Companhia Nacional de Bailado- o Filme.
A importância do figurino também terá destaque nesta temporada, com a exposição de António Lagarto: Do Matrix à Bela Adormecida.
O projeto CNB nas Escolas terá como criação principal a Fada Oriana, coreografado por Annabelle Barnes, Catarina Lourenço, Mário Franco, Mariana Paz e Paulina Santos. Ainda no projeto Escolas, a Companhia Nacional de Bailado volta a oferecer os Projetos de Aproximação à Dança, onde estudantes dos 9 aos 16 anos poderão contactar com criadores e intérpretes.