Ainda só foram anunciados os espetáculos do primeiro semestre de 2015, mas já estão confirmadas quatro estreias para o próximo ano da Companhia Nacional de Bailado. Luísa Taveira, a Diretora Artística da CNB, revela que apenas foi anunciada meia programação de 2015 para acertar calendários com os teatros onde a mesma também atua, além do Teatro Camões

A Perna Esquerda de Tchaikovski

5 a 15 de fevereiro

Tiago Rodrigues encena uma peça em torno do corpo da ex-bailarina da Companhia Nacional de Bailado, Barbora Hruskova. As aventuras do corpo de uma bailarina estarão em palco ao som da música original de Mário Laginha.

Barbora Hruskova

A bailarina Barbora Hruskova

BG – Programa de Homenagem ao Ballet Gulbenkian 

12 a 29 de março

O Ballet Gulbenkian ainda permanece na memória do público português. Aliás, será mesmo inesquecível no panorama da dança nacional e internacional. Com a intenção de reavivar a memória deste prestigiado ballet, a Companhia Nacional de Bailado revisita a peça Treze Gestos de um Corpo de Olga Roriz, Nova Criação de Vasco Wellenkamp, Twilight de Hans van Manen e Minus 16 de Ohad Naharin.

'Treze Gestos de um Corpo' de Olga Roriz

‘Treze Gestos de um Corpo’ de Olga Roriz

Giselle

29 de abril a 10 de maio

Um dos bailados mais etéreos da dança, volta a fazer parte da temporada da Companhia Nacional de Bailado. Dividida em dois atos, a obra coreografada por Georges Garcia será interpretada pela Orquestra da Câmara Portuguesa, dirigida por Pedro Carneiro.

Giselle da Companhia Nacional de Bailado

Giselle da Companhia Nacional de Bailado

Tábua Rasa

21 a 23 de maio

A busca pelo começo da criação da obra será o tema deste espetáculo, co-coreografado e interpretado por António Cabrita, Henriett Ventura, São Castro e Xavier Carmo. Esta será uma peça simples onde o que importa é o movimento do corpo.

A bailarina Henriett Ventura

A bailarina Henriett Ventura

O Pássaro de Fogo

18 a 28 de junho

Fernando Duarte volta a coreografar um clássico da dança, desta vez será: Pássaro de Fogo. Carlos Pimenta será o responsável pela dramaturgia desta lenda russa reescrita por Fokine e musicada por Stravinski. Os figurinos voltarão a ser de José António Tenente. Este espetáculo também faz uma aliança com a tecnologia. Carlos Pimenta promete: “(…)esperamos não desiludir a constatação de Léon e fazer “realmente” este Pássaro voar.

O Coreógrafo Fernando Duarte

O coreógrafo Fernando Duarte

Projetos da Companhia Nacional de Bailado

A Companhia Nacional de Bailado continuará a tentar aproximar o público à sua obra. As conferências/conversas antes de cada espetáculo continuarão na próxima temporada, assim como os ensaios gerais solidários, onde os custos da bilheteira do ensaio serão doados a uma instituição de solidariedade.

As quase quatro décadas da CNB serão compiladas por Cláudia Varejão em  Companhia Nacional de Bailado- o Filme.

A importância do figurino também terá destaque nesta temporada, com a exposição de António Lagarto: Do Matrix à Bela Adormecida.

O projeto CNB nas Escolas terá como criação principal a Fada Oriana, coreografado por Annabelle BarnesCatarina LourençoMário FrancoMariana PazPaulina Santos. Ainda no projeto Escolas, a Companhia Nacional de Bailado volta a oferecer os Projetos de Aproximação à Dança, onde estudantes dos 9 aos 16 anos poderão contactar  com criadores e intérpretes.

Uma das Conferências/Conversa com Rui Lopes Graça

Uma das conferências/conversas com o coreógrafo Rui Lopes Graça