Já há largos meses que não acontece, mas a SIC venceu o dia nas audiências num terreno que quase sempre lhe é favorável – o dos feriados. Neste 8 de dezembro, terça-feira, o terceiro canal liderou sobre as restantes generalistas e destronou a líder TVI por apenas 1%: a SIC conseguiu 21,9% de share, o quarto canal 20,9%.

As razões para a vitória da SIC – que apesar de ter em Mar Salgado o programa mais visto em Portugal, não consegue descolar do segundo lugar – estão na tarde de cinema, com os filmes Up – Altamente, A Lagoa Azul e O Código da Vinci a fazerem frente às habituais tardes de RTP1 e TVI, com talk-shows e telenovelas. A Tarde é Sua marcou pouco mais de 17% de share, Há Tarde não chegou aos 12% e mesmo o campeão O Preço Certo ficou-se pelos 21% de share, atrás da concorrência. O cinema da SIC esteve sempre acima dos 21%.

No horário nobre, Mar Salgado venceu tranquilamente Secret Story 5, com mais de 100 mil espetadores de diferença. Já Jardins Proibidos e Mulheres venceram Império e Lado a Lado, também com o Jornal das 8 a liderar sobre o Jornal da Noite e o Telejornal.

A RTP2 registou apenas 1,5% de share. Nenhum programa do canal teve mais de 76 mil espetadores sintonizados.