RTP 2 dedica as suas noites ao cinema português

RTP2 dedica horário nobre ao cinema português

Esta semana, o segundo canal da RTP vai passar em horário nobre algumas das obras mais recentes e premiadas do cinema nacional.

Desde ficção até documentários, serão sete os filmes que serão transmitidos ao final das próximas noites na RTP2. Todos eles acumularam alguns prémios e distinções tanto dentro como fora de portos. O ciclo de cinema português começa já esta segunda-feira às 22h30 com A Morte de Carlos Gardel e prolonga-se até ao próximo domingo.

Em baixo podes conhecer um pouco sobre cada um dos filmes que terás a oportunidade de ver na RTP2 esta semana.

A Morte de Carlos Gardel (dia 8 às 22h30)

Presente no Coimbra Caminhos do Cinema Português de 2011, A Morte de Carlos Gardel é um drama sobre Nuno, um jovem toxicodependente em coma, e a sua família, que se reúne à volta da sua cama de hospital a recordar o passado e a lamentarem-se pelos sonhos que criaram para ele. Álvaro, o pai de Nuno, não reage bem ao estado de vida do filho e, delirando, confunde um imitador com Carlos Garnel, o seu cantor de tango favorito.

Viagem a Portugal (dia 9 às 22h30m)

Baseado numa história verídica, Viagem a Portugal mostra o lado mais desumano do controlo de estrangeiros nos aeroportos. Maria é ucraniana e aterra em Faro, onde é detida e interrogada pela polícia. Mas a situação agrava-se quando os agentes da autoridade descobrem que Maria era esperada no aeroporto por um amigo senegalês.

O Que Há de Novo No Amor (dia 10 às 22h30m)

Seis histórias de amor realizadas por seis realizadores diferentes sobre seis amigos diferentes que se juntam todos os dias nos ensaios da banda: João faz canções, Rita escreve letras e toca baixo, Marco toca guitarra, Edu toca bateria, Samuel toca órgão e Inês é a vocalista.

Em Segunda Mão (dia 11 às 22h45m)

Esta é uma das obras portuguesas mais reconhecidas pela crítica nacional e que ainda este ano venceu vários prémios, de entre os quais os Sophia de Melhor Ator e Melhor Atriz. Em Segunda Mão conta a história de Jorge, um homem solitário que se vê envolvido na vida de Laura, uma mulher assombrada pelo marido desaparecido e que vai tentar conquistar.

A Paisagem de Artur Pastor (dia 12 às 22h)

Pequeno documentário sobre Artur Pastor, um dos maiores fotógrafos portugueses da década de 50 e 60. Para além de mostrar a visão desta grande personalidade, A Paisagem de Artur Pastor refelte e questiona ainda o fluir do tempo na paisagem portuguesa.

A Batalha de Tabatô (dia 12 às 23h00m)

Reconhecido internacionalmente e presente em vários festivais (como o de Berlim, de onde o realizador João Viana saiu premiado com a menção honrosa de melhor primeira obra), A Batalha de Tabatô decorre numa aldeia da Guiné-Bissau, onde os músicos dessa localidade terão que utilizar a música para combater as memórias trágicas de guerra de um ex-combatente da guerra colonial.

Operação Outono (dia 14 às 22h15m)

O ciclo de cinema português da RTP2 termina com Operação Outono, filme que retrata a operação que levou ao homicídio de Humberto Delgado pela PIDE em Fevereiro de 1965, desde a sua preparação até ao julgamento dos responsáveis, já depois do 25 de abril.