duran_duran_2

Duran Duran pelo mestre do cinema

Duran Duran: Unstaged estreia esta semana nas salas de cinema portuguesas. Este não é apenas um concerto, tal como o vemos na televisão. É uma experiência audiovisual, que magnifica a música incontornável dos Duran Duran, através da mestria do génio David Lynch

 

A sombra de um homem hipnotizante observa através do ecrã, enquanto recita palavras de ordem.  As suas palavras preparam o espectador para uma experiência inesquecível, como se estivéssemos perante um mágico, que nos levasse psiquicamente para uma nova dimensão. Com apenas um estalar de dedos, o filme transporta-nos para o meio da multidão, que aguarda impacientemente a chegada dos seus heróis musicais, os Duran Duran.

À primeira vista, parece um concerto igual aos outros, contudo à medida que o filme vai avançado, começamos a reconhecer o “dedo” imprevisível de David Lynch a perturbar ou a complementar a nossa experiência musical.

DuranDuran_unstaged

O realizador molda a imagem com total liberdade. Por vezes recorre a negativos, filtros e crossfades, dando um toque subtil e vintage à imagem. Por outro, usa sobreposições de objectos do quotidiano, paisagens, nuvens, fumos e retratos, que invadem o nosso campo de visão, entrando em confronto com o próprio enquadramento dos Duran Duran.

Em geral, essas sobreposições no plano enquadram-se com a música, dando uma nova leitura ao que visualmente estamos à assistir e valorizando com criatividade o concerto. Contudo, por vezes certos elementos introduzidos em simultâneo com as imagens do espectáculo, apenas arruinam esteticamente o plano e nada acrescentam à cena.

Talvez por serem demasiado óbvios em relação à letra ou por serem demasiado estranhos e antagónicos com todo o ambiente musical instalado. Como se a imagem entrasse em competição com a música pela atenção do espectador, numa luta desigual.

DuranDuranKelis

Durante o concerto, várias personalidades do mundo da música desfilaram e acompanharam os Duran Duran em duetos inéditos. Falamos de Beth Ditto, dos Gossip, que partilhou o palco com a banda na música funky “Notorious”, Gerard Way, dos My Chemical Romance, que encantou dando voz a “Planet Earth”, Kelis, convidada para um dueto duplo nas músicas “Come Undone” e “The Man who stole a leopard” e um incrível guitarrista e produtor Mark Ronson, que assinou a produção de vários temas e álbuns para a banda

Duran Duran: Unstaged é uma obra prima contemporânea que alia a música e o cinema de dois grandes nomes da arte. Uma rara parceria que se tornou perfeita. Recomendada para todos os amantes de Duran Duran/ David Lynch e especialmente para aqueles que os desconhecem. Fica o convite para uma descoberta surpreendente.

8.5/10 

Ficha Técnica:

Título: Duran Duran: Unstaged

Realizador: David Lynch

Elenco: Duran Duran

Convidados:  Mark Ronson, Beth Ditto (Gossip), Gerard Way (My Chemical Romance) e Kelis

Género: Concerto audiovisual

Duração: 121 minutos

 

Abaixo, uma das músicas imperdiveis, que podem assistir no grande ecrã.

 

 

Mais Artigos
Movimento #Naopartilhes
Movimento #NaoPartilhes: “não pode haver impunidade para quem compactua com este crime”