O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Christian Bale

Christian Bale apelidou Moisés de “homem problemático e tumultuoso”

O ator britânico falou sobre o seu próximo filme, Exodus – Deuses e Reis, numa entrevista à ABC Nightline, e teceu vários comentários sobre Moisés que incomodaram alguns leitores.

Como preparação para o papel, Christian Bale declarou ter estudado a história bíblica, concentrando-se na personagem que representa no próximo filme de Ridley Scott, a estrear nos cinemas portugueses a 11 de dezembro.

Sobre Moisés, uma figura que se revelou muito mais complexa e “humana” do que aquilo que o ator pensava, Bale afirmou: “ele era, absolutamente, visto como um defensor da liberdade pelos Hebreus, mas como um terrorista pelo Império Egípcio“. E ainda acrescentou que o líder da libertação do povo Hebreu, caso fosse vivo hoje, seria perseguido por drones.

imp201312301613250

Estas declarações não foram as primeiras a suscitar críticas ao ator, que anteriormente descreveu Moisés como “esquizofrénico“, “um dos indivíduos mais bárbaros” sobre quem alguma vez leu, e “um homem muito problemático e tumultuoso“.

O público mais crente não aceitou bem estas observações, e houve quem chegasse a apelar ao boicote do filme e a quaisquer outros trabalhos do ator e do realizador. Exodus – Deuses e Reis, como a maior parte dos filmes bíblicos, tem sido amplamente criticado, começando pela composição do elenco, que conta, na maioria, com atores caucasianos nos papéis de personagens de origem egípcia.

O filme de 2013, Noé, de Darren Aronofsky, é um dos filmes bíblicos que também não agradou alguns espetadores, recebendo várias críticas negativas mesmo antes de ter estreado, mas que ainda assim se saiu bem nas bilheteiras.