A arquitectura da estação de metropolitano de Olaias mereceu mais uma vez destaque a nível internacional, desta vez por parte da comunidade criativa BoredPanda.

Depois de ter sido considerada uma das estações mais bonitas do mundo pelo The Telegraph, ou pela CNN, e uma das vinte mais cool do Mundo pelo site norte-americano Huffington Post, a estação de metropolitano integra agora a lista de uma das mais belas, publicada pelo site da comunidade criativa BoredPanda.

Desde o dia 6 de novembro que a estação de metro de Olaias surge na plataforma mundial, após a mesma ter apelado aos seus membros o envio daquelas que considerassem ser as estações mais bonitas de metropolitano. Até ao momento, Olaias – introdução por Miguel Riopa -, ocupa o 14.º lugar na lista, que possui 15 lugares ao todo. Com um total de 83 submissões, como indica o site, a estação portuguesa continua a ser uma das preferidas a nível mundial.

Segundo o site, “As estações de metro estão associadas a ratos, lixo, barulho e não à arquitectura. Porém, há estações pelo mundo que vão contra as regras e se destacam como excelentes exemplos de arquitetura e interiores”.

Por enquanto, a estação de Toledo (Nápoles) lidera a listam, atingindo 206 pontos. As  estações Kievskaya, Mayakovskaya e Park Pobedy, em Moscovo ocupam o segundo lugar na lista, com um ambiente de fazer lembrar um palácio real. Perante o desafio de criar lugares agradáveis nas estações de metro, o objectivo da comunidade é dar a conhecer estações cuja arquitectura se destaque visualmente, pela sua estética.

A estação de Olaias, inaugurada em maio de 1998, aquando do alargamento da rede para a EXPO 98, capta a atenção pelos tetos e azulejos de formas geométricas, com tons de vermelho, azul, amarelo e branco.