CineFiesta 2014 arranca na quinta-feira

CineFiesta 2014 arranca na quinta-feira

De 4 a 9 de dezembro, a nova edição da CineFiesta – Mostra de Cinema Espanhol vai percorrer as cidades de Lisboa e Porto com filmes históricos, documentários e ainda as mais recentes obras de ficção de nuestros hermanos.

El Niño, um thriller emocionante sobre o Estreito de Gibraltar, é o filme de abertura do festival e o seu realizador, Daniel Monzón (consagrado cineasta espanhol), vai estar presente no Cinema São Jorge para apresentar o seu trabalho ao público português. A atriz Nerea Barros é outra das convidadas do CineFiesta, desta feita para apresentar na sessão de encerramento no dia 6 o último filme onde participou, La Isla Mínima, vencedor de dois prémios no último Festival de San Sebastián. Pelo meio destaca-se ainda Vivir Es Fácil Com Los Ojos Cerrados, candidato espanhol ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A Cinemateca alia-se também ao festival com três propostas muito interessantes. O documentário Dos Memorias, realizado pelo ex-ministro da cultura espanhol Jorge Semprún e apresentado por José Maria Prado (diretor da Filmoteca Espanhola), vai abrir no dia 4 as hostilidades no Museu do Cinema, que vai no dia seguinte passar Campanadas a Media Noche, de Orson Welles. O compositor Jordi Sabatés vai fechar o CineFiesta em Lisboa com um acompanhamento ao piano de algumas obras de Segundo de Chomón, nome grande do cinema de Espanha.

A Mostra de Cinema Espanhol vai ainda passar por dois dias pelo Porto, a 4 e 9 de dezembro, com vários documentários premiados em festivais de grande prestígio. Todos Vós Sodes Capitáns, distinguido em Cannes 2010, vai fechar no Rivoli a noite do primeiro dia de CineFiesta na cidade invicta enquanto que a sessão de encerramento, a decorrer no Cinema Passos Manuel, fica a cargo de Costa da Morte, de Lois Patiño, galardoado no Festival de Locarno 2013 com o prémio de Melhor Realizador Emergente.

Não faltam portanto motivos para passar pelos quatro espaços do festival durante os primeiros dias de dezembro. Em baixo podes consultar o programa completo do CineFiesta 2014.

Cinema São Jorge (Lisboa)

  • El Niño, de Daniel Monzón, dia 4 de dezembro (quinta-feira) às 21h30m
  • Vivir Es Fácil Com Los Ojos Cerrados, de David Trueba, dia 5 de dezembro (sexta-feira) às 19h30m
  • Musarañas, de Juanfer Andrés e Esteban Roel, dia 5 de dezembro (sexta-feira) às 21h45m
  • Mama, Soy Un Zombie, de Beñat Beitia e Ricardo Ramón, dia 6 de dezembro (sábado) às 17h00m
  • La Isla Minima, de Alberto Rodríguez, dia 6 de dezembro (sábado) às 21h30m

Cinemateca (Lisboa)

  • Dos Memorias, de Jorge Semprún, dia 4 de dezembro (quinta-feira) às 21h30m
  • Campanadas a Media Noche, de Orson Welles, dia 5 de dezembro (sexta-feira) às 21h30m
  • Jordi Sabatés recria Segundo de Chomón, dia 6 de dezembro (sábado) às 21h30m

Rivoli (Porto)

  • Vikingland, de Xurxo Chirro, dia 4 de dezembro (quinta-feira) às 18h00m
  • Todos Vós Sodes Capitáns, de Oliver Laxe, dia 4 de dezembro (quinta-feira) às 21h30m

Cinema Passos Manuel (Porto)

  • Arraianos, de Eloy Enciso, dia 9 de dezembro (terça-feira) às 19h00m
  • Costa da Morte, de Lois Patiño, dia 9 de dezembro (terça-feira) às 22h30m

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
HBO Max chega a Portugal na segunda metade de 2021