Isaura, reconhecida pela participação na quarta edição do programa Operação Triunfo, acaba de lançar o primeiro single. Useless nasce numa guitarra “inocente, sem maldade” e é transposta para uma base instrumental inspirada nos anos 80 para um inverno com “pequenos rasgos de cor” . Trata-se do single de apresentação do primeiro EP da cantora, ainda sem data de lançamento.

A cantora ficou reconhecida pela participação no programa da RTP em 2010, ao interpretar temas de Florence & The Machine, Brandi Carlile e Kings of Leon. Quatro anos depois lança o primeiro tema, Useless, do EP a ser lançado no próximo ano com Isaura como nome artístico.

Isaura Santos afirma que dedica os temas que faz “aos sons urbanos, eletrónicos e pop” pela “procura do balanço certo entre a simplicidade instrumental e a complexidade e profundidade” das letras que escreve. De acordo com a cantora, os temas que produz são o que tem de mais individual. “São o que sinto, sem filtros ou medo, um acto de coragem”, afirma a artista, acrescentado que “são lições valiosas que talvez sirvam a alguém” e “uma forma de explicar quem sou sem espaço para ser questionada”.

Useless, o tema de apresentação, é declaradamente eletrónico com uma composição emocional. Surgiu, segundo Isaura Santos, “numa guitarra, mais naife, e que acabou por ser transposta para uma base instrumental inspirada nos anos 80”. Trata-se de um tema que “sai em pleno Inverno, mas um Inverno que não é cinzento, que tem pequenos rasgos de cor”, diz ainda.

Ainda não há data de lançamento para o primeiro EP da artista. Podes ficar a conhecer mais sobre o trabalho de Isaura na página oficial do Facebook.

Ouve, mais abaixo, Useless: