espelho

Ar condicionado pode ser substituído por espelhos high-tech

A tecnologia foi desenvolvida pela Universidade de Stanford, EUA, e dada a conhecer ao público na passada quarta-feira. Através da reflexão da luz solar, um novo material ultrafino pode arrefecer edifícios sem recurso a aparelhos de ar-condicionado, irradiando calor para o interior ou para o exterior.

Este mesmo material ultrafino (1,8 microns’ de espessura) pode repelir o calor do sol para a atmosfera mediante as suas múltiplas camadas capazes de repelir tanto a luz visível com a invisível, ajudando a regular a temperatura dentro dos edifícios.

No que toca à luz invisível, essa surge sob a forma de radiações infravermelhas, uma das formas que o seres vivos têm de estarem alerta e se protegerem perante o calor. Um exemplo deste tipo de calor seria o sentido quando se abre a porta do forno sem lhe tocar. Através desta tecnologia revolucionária, este calor é absorvido e transportado para o exterior.

Através do Arrefecimento Fotónico Radioativo a tecnologia também repele a luz do sol. Este atua como um espelho capaz de impedir que 97% da luz solar entre nos edifícios, significando que estes podem ter uma temperatura em 5ºC inferior ao registado no exterior. O novo material tem possibilidades de ser implantado em larga escala nos telhados, afirmando assim o seu potencial na redução da dependência face à energia elétrica.

No que diz respeito à sua composição, o revestimento é feito com sete camadas de espessura diferente de dióxido de silicone e óxido háfino, que cobre uma camada fina de prata.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘O Grande Gatsby’ vai ter uma série do mesmo criador de ‘Vikings’