Aquelas grandes jantaradas ao pé da lareira numa noite fria de inverno trazem muitos momentos de alegria e risada. Muitas vezes, quer seja em amigos ou em família, a boa disposição é tanta que surge até a vontade de demonstrar os dotes musicais (ou a falta deles) para o resto dos presentes, mas falta então um bom serviço de karaoke. Contudo, esse problema tem agora uma solução que promete facilitar-te e muito a tua vida. É o musiXmatch, com milhões de letras de todas as músicas e mais algumas.

Considerado o maior catálogo de letras no mundo da internet, o musiXmatch é um serviço que te pode proporcionar horas e horas de cantigas, a sós ou acompanhado. Porém, ao invés de apresentar apenas a letra completa, este serviço apresenta aquele que pode ser considerado um serviço de karaoke, tal como podes ver neste vídeo:

O que acabaste de ver foi a versão renovada da aplicação do musiXmatch para Android, mas a app também se encontra disponível para clientes iOS Windows Phone. Em qualquer uma das plataformas há duas opções de uso: caso tenhas as músicas já no armazenamento interno, basta abrires a musiXmatch e utilizá-la como um player de música normal, com o diferencial de te mostrar com precisão a letra que estás a ouvir.

Caso sejas cliente de um serviço de streaming, como o Spotify o o Play Music, da Google, também te será possível cantares ao som da música e até mesmo com mais funcionalidades, como é o caso da ‘floating apps’, semelhante às bolhas da aplicação do Messenger do Facebook. Ou seja: tens a letra sempre acessível e ao mesmo tempo podes andar a navegar na internet ou a responder a um SMS.

Screenshot_2014-11-29-18-46-36

musiXmatch em utilização com o Spotify (esq.) e com uma música do armazenamento interno (dir.)

Mas não é só nos dispositivos móveis que o musiXmatch está disponível. Aliás, é até no computador onde existem mais opções para a sua utilização sem seres obrigado a instalar programas pesados e que podem deixar a tua máquina mais lenta. Mas vamos por partes:

Há muitas pessoas que utilizam o YouTube para criar playlists das suas músicas favoritas, e aí o musiXmatch também tem algo a dizer. Com o plug-in do Google Chrome instalado, tudo o que tens a fazer é abrir o vídeo com a música que pretendes (tentar) acompanhar com a tua voz e pronto, a letra aparece de forma automática. Algo assim:

Oi3

Já no Spotify, a capacidade de personalização é ainda maior. Podes escolher o tamanho de letra, a possibilidade de aparecerem imagens do artista em questão no fundo, ou então optar por um fundo preto, e sugerir ainda correções e uma letra que não tenha sido corretamente transcrita:

Guetta

Para além de tudo isto, este serviço tem também um ‘pseudo-Shazam‘ embutido, o que significa que poderás ter uma música a passar na rádio ou na TV que querias muito cantar mas não saibas a letra completa e, quando isso acontecer, basta deixares o musiXmatch ouvir parte da música para te mostrar a letra completa.

Com cerca de sete milhões de letras em 32 línguas diferentes, o musicXmatch promete nunca te desiludir quando chegar a vez de mostrar a letra daquela música especial. Boas cantorias!