A revista britânica Sight & Sound colocou Cavalo Dinheiro – mais recente produção de Pedro Costa – em terceiro lugar da lista de melhores filmes do ano. O filme cuja estreia nas salas de cinema nacionais terá lugar a 4 de Dezembro divide esta terceira posição com Leviathan, filme russo da autoria de Andrey Zvyagintsev. Boyhood – Momentos de Uma Vida, de Richard Linklater, e Adeus à Linguagem, de Jean Luc-Godard, foram os filmes selecionados pelo universo de 112 votantes da Sight & Sound para o primeiro e segundo lugar respetivamente.

A Sight & Sound, publicação do British Film Institute, destaca no lugar destinado a Cavalo Dinheiro na sua lista uma citação de parte de uma crítica de Jason Anderson em que o filme é descrito como “uma colisão entre história cinematográfica e histórias autênticas de sofrimento”.

No que diz respeito a outras distinções, basta recuar à altura aquando da sua estreia no Festival de Locarno do passado verão, na Suíça, em que saiu de lá com o prémio de melhor realizador e com o prémio da Federação Internacional de Cineclubes. Para além disso, no dia 23 de novembro venceu a competição internacional do Festival de Cinema de Vanguarda, em Atenas.

Depois da sua estreia em Portugal, Cavalo Dinheiro irá ser exibido em vários países tais como o Reino Unido, França, Bélgica, Japão e Estados Unidos, sendo que neste último a obra será passada em retrospetiva.

Acede aqui à totalidade da lista dos melhores filmes do ano segundo a Sight & Sound.