O dia 27 de novembro marcaria o 72.º aniversário do músico Jimi Hendrix, reconhecido internacionalmente como um dos melhores guitarristas da história do rock n’ roll. Em vida, editou três álbuns com a sua banda, The Jimi Hendrix Experience, antes de falecer em 1970, aos 27 anos. Para além da participação no festival de Woodstock 1969 e atitude em palco, Hendrix é lembrado pelo seu virtuosismo com a guitarra e habilidade em extensos solos e arpeggios.

Para celebrar esta data, a revista inglesa NME compilou uma lista de 20 factos que até os mais dedicados fãs poderão desconhecer. Estes incluem curiosidades como a música Are You Experienced, cujas linhas de guitarra foram gravadas ao contrário, ou o facto de o músico ter queimado a sua guitarra em palco em quatro ocasiões.

A lista contempla também a expulsão de Hendrix do exército britânico, por ser considerado incapaz de cumprir regras militares; ou do facto deste se ter esquecido das fitas do lado A do seu segundo disco, Axis: Bold as Love no banco de trás de um táxi, cujo conteúdo nunca foi encontrado e teve de ser regravado na íntegra.

Consulta aqui a totalidade da lista de curiosidades sobre Jimi Hendrix.