Depois de convidados como David Fonseca e Maria João, foi a vez de, no passado dia 13 de novembro, Herman José, o grande ícone do humor em Portugal, pisar o palco do Teatro José Lúcio da Silva, juntamente com a Orquestra de Jazz de Leiria – OJL.

“Vai ser uma noite muito agradável” – nas palavras de César Cardoso, mentor da orquestra – “Hoje temos um convidado muito especial. Comemora 40 anos de carreira. Um verdadeiro artista no sentido da palavra. Herman José”. Após a introdução do primeiro tema, Herman José entra em palco, com um sorriso nos lábios e a sua simpatia usual – “Há 30 anos atrás não conseguíamos bons músicos nem para gravar e hoje chega-se a Leiria e encontra-se uma orquestra como esta, fantástica e cheia de talento… assim como símbolos sexuais” – brinca, fazendo a plateia rir-se e criando um à vontade enorme entre os presentes.

40 Anos, Sempre a Bombar e Amanhã Faço Dieta, da autoria do humorista, partilharam o palco com temas icónicos como Come Fly With Me, My Way, ou Fly Me To The Moon de Frank Sinatra, assim como outros temas como o Fadinho do Bacalhau de Carlos do Carmo.

Para além da boa música, a noite foi repleta de momentos humorísticos, ou não seria este um concerto com Herman. Por entre anedotas e brincadeiras, foram tocados assuntos como o casamento, a crise, o desemprego, a homossexualidade, cancro da próstata e outras personalidades conhecidas em Portugal, como Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira – “A mãe do Goucha vive em Coimbra, tadinha, e está sempre muito triste, porque sempre que ele vai lá rouba-lhe os sofás para fazer casacos” – Diz em tom de brincadeira – e também Fernando Mendes – “O Fernando não fala há 15 anos, faz barulhos.” Até o tema dieta foi objeto de brincadeira, quando Amanhã Faço Dieta tocou e o humorista anunciou que tinha ido ao médico e que este lhe tinha mandado fazer dieta.

O espetáculo encerra num encore com New York, New York, não sem Herman José exclamar: “É caso para dizer és tão boa, tão boa Leiria” antes de cantar És Tão Boa.  “Foi uma honra”, revela o “grande artista”, despedindo-se do público e pedindo mais uma salva de palmas para os artistas em palco consigo, aplaudidos de pé por um Teatro quase lotado. Espera-se que esta seja apenas mais uma entre muitas futuras colaborações por parte da orquestra e que Herman José volta à cidade do Lis com mais um espetáculo brilhantemente divertido.

Alinhamento da Noite (OJL):

Shiny Stockings

Come Fly With Me

My Way

40 Anos Sempre a Bombar

Fly Me To The Moon

I’ve Got You Under My Skin

Podia Acabar o Mundo

You Make Me Feel So Young

Adeus, Vou Ali Já Venho

És Tão Boa

New York, New York

Reportagem de David Sineiro (fotografia) e Helena Cotovio (texto).