Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) podem agora saborear um ristretto ou um lungo ao vaguearem pelo universo.

Este inovação deve-se a uma máquina de café expresso que pesa 20 kg, especialmente concebida para ultrapassar as restrições impostas pela falta de gravidade no espaço.

Apelidada de ISSpresso, surgiu de uma colaboração entre a Lavazza, uma marca italiana de café, e a Argotec, uma empresa de engenharia italiana especializada na conceção de sistemas aeronáuticos e na preparação de alimentos consumíveis no espaço.

A máquina terá sido enviada para a ISS no passado domingo, juntamente com a astronauta italiana da Agência Espacial Europeia, Samantha CristoforettiCristoforetti (37 anos) será a primeira mulher astronauta italiana a viajar para o espaço, fazendo-se acompanhar do americano Terry Virts e do russo Anton Chkaplerov a bordo de uma nave Soyuz lançada de Baikonur, no Cazaquistão. O grupo irá reunir-se a outros três astronautas que já se encontram na ISS – Barry Wilmore , Alexander Samokutiaiev e Elena Serova.