Lembras-te daquela publicação que o teu amigo fez no Facebook com os 10 livros favoritos? Pois é,  o Facebook Data Science, recolheu e analisou estes dados e agora apresentam a lista das obras literárias mais citadas na rede social. 

Segundo a revista Bula, foram analisadas aproximadamente 130 mil publicações. O Estados Unidos, o Reino Unido e a Índia foram os países com o maior número de participantes. A participação de mulheres foi três superior a participação dos homens.  E a idade média dos participantes foi de 37 anos.

O primeiro lugar da lista, com 21,1% das escolhas dos utilizadores, vai para a saga Harry Potter da escritora britânica J.K. Rowling. Em segundo lugar aparece Por favor, não matem a cotovia, do norte-americano Harper Lee com 14,5%,  sendo seguido por J.R.R. Tolkien com a obra O Senhor dos Anéis com um percentagem de 13,9.

As sagas de Suzanne Collins, Os Jogos da Fome (5,8%) e de C.S. Lewis,  As Crónicas de Nárnia (5,6%) ocupam respectivamente o oitavo e o décimo lugar da lista. Uma agulha num palheiro, do norte-americano J.D. Salinger ocupa a nona posição com 5,7%.

J.R.R. Tolkien aparece na lista pela segunda vez.  A obra O Hobbit, com 7,5%, fica com a quarta posição sendo seguido pelo clássico de Jane Austen, Orgulho e Preconceito (7,3%).

Bíblia Sagrada aparece em sexto lugar com apenas 7,2% das escolhas dos utilizadores. A obra do britânico Douglas Adams, À boleia pela galáxia arrecadou 6% das escolhas dos utilizadores e ocupa assim o sétima posição.

Para ver os pormenores do estudo e a lista completa clica aqui.