Elly Heise fotografou uma série de mães a serem maquilhadas pelas filhas. As fotografias pretendem criar uma nova perspetiva acerca dos atuais padrões de beleza.

A fotógrafa canadiana selecionou um grupo de meninas de uma faixa etária bastante jovem e acolheu-as no seu estúdio. Lá, as crianças tiveram total liberdade para maquilhar as suas mães, enquanto Heise as fotografava.

No final da sessão, a verdadeira salgalhada criada pelas meninas deixou-as extremamente felizes. Elas manifestaram-se orgulhosas do seu trabalho confuso e, como alguns o podem considerar, “ingenuamente caótico”.

Após presenciar a reação das crianças perante o trabalho final, a fotógrafa afirmou: “É por isto mesmo que este projeto se dirige a todos os que sentem a necessidade de criar as suas próprias identidades com base em ideias impostas, tradução livre.

No site oficial de Heise, as fotografias das mães maquilhadas são acompanhadas pela legenda “mamã, estás tão bonita”, tradução livre, provavelmente uma das frases mais proferidas pelas respetivas filhas.

Segundo a fotógrafa, o projeto tem como principal objetivo “afetar” as pessoas, nomeadamente as mulheres que, desde muito cedo, se sentem pressionadas a corresponder aos padrões de beleza idealizados pela sociedade, pondo em risco a própria saúde.

Para mais informações, visita o site oficial da fotógrafa, o seu Facebook ou ainda o Instagram.