A rubrica “5”, iniciada em Fevereiro de 2014, pretende trazer aos leitores cinco factos cinematográficos de quinze em quinze dias. O tema varia em todos os artigos e a abrangência do mesmo é quase inesgotável.

É certo que ainda falta algum tempo até à próxima cerimónia dos Oscars, a ter lugar no dia 22 de fevereiro, mas as apostas sobre os nomeados às várias categorias já começam a ser feitas. O Espalha-Factos tem vindo a formular as suas próprias previsões e, esta semana, apresenta cinco filmes de animação que, possivelmente, serão anunciados como candidatos ao Oscar de Melhor Filme de Animação, no dia 15 de Janeiro.

Pode não ser uma categoria tão antecipada como a de Melhor Filme ou Melhor Realizador, mas é a que tem vindo a premiar aqueles que são os filmes mais queridos do público, infantil e adulto. A seleção do Melhor Filme de Animação foi imposta muito recentemente, em 2002, quando o número de filmes realizados por ano aumentou e a competição entre eles justificava a criação da categoria. Desde então, treze Oscars foram entregues, contando-se entre os títulos vencedores A Viagem de Chihiro (2001), À Procura de Nemo (2003) e Rango (2011). No ano passado, a vitória pertenceu a Frozen (2013).

Serão estes os próximos candidatos ao Oscar?

Big Hero 6

Inspirado numa história da Marvel com o mesmo nome, e realizado por Don Hall e Chris Williams, Big Hero 6 é a 54ª criação dos estúdios da Walt Disney. Hall trabalhou anteriormente em Tarzan (1999) e A Princesa e o Sapo (2009) e Williams co-realizou Bolt (2008). Sendo um filme da Disney, é esperada a nomeação de Big Hero 6 ao Oscar de Melhor Filme de Animação. As criações dos estúdios de Walt Disney não costumam falhar as nomeações e, apesar de já terem sofrido algumas derrotas, as probabilidades estão do seu lado, uma vez que oito das treze estatuetas entregues nesta categoria foram para produções da Disney.

4204335-bighero6team

O filme conta a história de Hiro, um rapaz de 14 anos com um grande talento para a robótica, Baymax, um afável robot gigante, e os seus quatro amigos que, todos juntos, formam um grupo de super-heróis chamado Big Hero 6. O filme estreou nos EUA no passado dia 7 de novembro e as críticas são muito positivas. Portugal terá de aguardar mais algum tempo até à sua estreia, marcada para 18 de Dezembro.

O Filme Lego

Um dos maiores sucessos de bilheteira deste ano não há-de falhar a nomeação. O Filme Lego tomou de assalto salas de cinema um pouco por todo o mundo, e a sequela já está prevista para 2018. Antes disso, um spin-off sobre a personagem de Batman será lançado em 2017. O filme sobre um simples construtor encarregue de salvar o universo, um forte candidato ao Oscar, é o resultado de uma produção americana, australiana e dinamarquesa. Este é o primeiro filme criado pela Warner Animation Group, a divisão de animação da Warner Bros., e caso as previsões se concretizem, esta será uma ótima estreia para o grupo.

the_lego_movie_2014_movie

Com comédia e ação à mistura, O Filme Lego conta com a participação de conhecidos nomes como Chris Pratt, Will Ferrell, Will Arnett, Elizabeth Banks e Morgan Freeman nas dobragens. Estreou nos EUA em fevereiro e o sucesso foi imediato.

Como Treinares o Teu Dragão 2

A sequela de Como Treinares o Teu Dragão (2010) alcançou tanto sucesso quanto o seu antecessor. A criação dos estúdios da Dream Works foi realizada por Dean DeBlois, que trabalhou anteriormente em Lilo&Stitch (2002), e espera-se que seja nomeado para o prémio, tal como o primeiro foi. A amizade entre Hiccup e o Toothless apaixonou o público, tanto que já foi anunciado mais um filme, Como Treinares o Teu Dragão 3, previsto para 2016.

how_to_train_your_dragon_2_movie-wide-e1402930140735

A Dream Works também já levou algumas estatuetas para casa. Foi, inclusive, a primeira a vencer nesta categoria, em 2002, com Shrek. Tendo em conta que o primeiro filme foi nomeado, é quase certa a nomeação da sequela.

The Tale of Princess Kaguya

The Tale of Princess Kaguya é a adaptação animada de um antigo conto japonês, Conto do Cortador de Bambu, que data do século X. A história de um homem que encontra uma menina do tamanho de um polegar dentro de um pau de bambu, criando como se de uma filha se tratasse, chegou ao cinema pela mão do realizador Isao Takahata e do prestigiado estúdio Ghibli, em 2013. Estreou a 17 de outubro deste ano nos EUA, e arrebatou a crítica.

tale-of-princess-kaguya-1

A nomeação ao Oscar é fácil de prever, uma vez que foi deste estúdio que saiu A Viagem de Chihiro (2001), que venceu na categoria em 2003, e títulos como O Castelo Andante (2004) e As Asas do Vento (2013), que apesar de não terem entrado na lista de vencedores do Oscar, tiveram muito sucesso, tanto no Japão como nos EUA e Europa.

O Livro da Vida

Uma animação musical, O Livro da Vida é uma produção da Reel FX Creative, encabeçada por Guillermo del Toro, e realizada por Jorge R. Gutierrez, estreante nas longas-metragens. O filme tem lugar numa cidade do México, San Angel, e aborda várias tradições, costumes e superstições mexicanas. Os três amigos, Manolo, Maria e Joaquin embarcam numa aventura por três mundos muito diferentes: o dos Vivos, o dos Lembrados e o dos Esquecidos. Zoe Saldana, Diego Luna e Channing Tatum dão voz às personagens principais.

o-THE-BOOK-OF-LIFE-MOVIE-facebook