Esta não foi uma sexta-feira de azar para José Avillez. Estreou-se na rádio com a nova rubrica O Chef Sou Eu, nas Manhãs da Comercial, depois de ter conseguido mais uma estrela Michelin – a segunda -, um feito único para Portugal. Esta não é a primeira experiência de José Avillez fora da cozinha do seu Belcanto, pelo contrário: JÁ ao Lume, na SIC Mulher, deu agora lugar a Combinações Improváveis, também nesta sexta-feira, dia 21. Agora, na Rádio Comercial, Avillez enfrenta um desafio: sem elementos visuais, dar fome aos portugueses apenas através som do éter.

“A ideia aqui é criar apetite! Logo de manhã as pessoas ficam com mais fome e alimentam-se melhor”, afirmou Avillez ao Espalha-Factos, pouco depois da primeira edição d’O Chef Sou Eu. “Quando estamos com fome, estamos mais atentos”, acrescentou.

01

O Chef Sou Eu: “despertar a criatividade”

A ‘mise en place’, ou seja, a preparação desta rubrica não foi complicada para o chef português: “não tenho experiência em rádio, mas com esta equipa tudo tornou-se fácil”. “Receberam-me tão bem que eu acho que já estamos sob roda, quase a velocidade de cruzeiro”, referiu ao Espalha-Factos. Esta foi uma ‘mise en place‘ simples.

02red

O chef português com duas estrelas Michelin confessou ao Espalha-Factos já estar com o chip da rádio: “é diferente e inovador ter um rubrica de cozinha na rádio (…) na televisão já temos limitação a nível de cheiros e aromas que são muito importantes na cozinha; aqui na rádio falta-nos tudo“. Não sendo possível usar o paladar – a não ser para Pedro Ribeiro, Vasco Palmeirim, Vanda Miranda, Nuno Markl e Ricardo Araújo Pereira -, o ouvinte vai poder fazer questões ao chef que promete “despertar a criatividade”. O ingrediente central vai ser, diz, a imaginação.

06

Ao lado criativo e o lado didático junta-se a animação já conhecida: “se pensarmos bem, e é um bocadinho essa a experiência que eu tento proporcionar nos meus restaurantes, é o de entretenimento”, confessou ao Espalha-Factos. “Espero é não engordar muita gente [risos]”, disse.

Qual o significado de uma segunda estrela Michelin?

04“As estrelas Michelin são um bocado como os Oscars para o cinema (…) não existe assim tantas duas estrelas Michelin  no Mundo. Em Portugal, em Lisboa, é a primeira vez. É importantíssimo para a dinamização da cidade, do turismo gastronómico”, explicou ao Espalha-Factos. Por isso, os últimos dois dias têm sido “intensos“, tendo-se multiplicado em entrevistas à comunicação social, ao que acrescenta a estreia desta rubrica e o programa na SIC Mulher.

“Sabemos que vai ser uma grande mudança para a cidade e para o país”, concluiu.

Pedro Ribeiro: “Falamos aqui tantas vezes de comida”

Pedro Ribeiro, diretor da Rádio Comercial e a voz principal das Manhãs da Comercial, explicou ao Espalha-Factos o porquê de trazer José Avillez para a rádio mais ouvida em Portugal: “falamos aqui tantas vezes de comida que nos pareceu interessante trazer um chef para cá”. Pedro Ribeiro conta-nos que falou com Avillez, um amigo das Manhãs, que logo se mostrou entusiasmado com a ideia. “Para a primeira experiência correu muito bem, estou muito contente”, avaliou Pedro Ribeiro. “As pessoas têm que imaginar as claras em castelo e o bacalhau à brás [as duas receitas de estreia]… há coisas pior de imaginar pela manhã”, referiu, acrescentando que “isso motiva muito a imaginação das pessoas e mostra o potencial do meio rádio apesar das modernices que nos rodeiam”.

Fotografias: Catarina Veiga