De acordo com um estudo realizado pelo Happy Planet Index, o país mais feliz do mundo é… a Costa Rica!

Este organismo decidiu levar a cabo uma investigação, com o intuito de organizar um ranking de países que proporcionam um maior bem-estar e qualidade de vida aos seus habitantes. Os cálculos incluíam fatores como o comportamento ambiental do país e a sua esperança média de vida.

Intuitivamente, pensaríamos que os países a ocupar o topo do ranking seriam os estados do norte da Europa. Contudo, estes estudos aportam resultados surpreendentes, como se pode constatar ao consultar a lista completa.

A explicação deste resultado prende-se com o facto de este país ser altamente produtivo e sustentável (produz 99% da energia que consome), tal como muito preocupado com questões ambientais (conseguiram reverter a tendência de desflorestação do território que se fazia sentir, e que ameaçava inúmeros habitats de fauna e flora). Para além de todos estes fatores, já de si felizes, é o país americano com a segunda maior esperança de vida e proporciona aos seus habitantes níveis de bem-estar que superam os de alguns do países mais ricos do planeta, mais uma prova de que não só o dinheiro traz a felicidade!

Abaixo encontramos os primeiros lugares da lista:

Costa Rica
Vietname
Colômbia
Belize
El Salvador
Jamaica
Panamá
Nicarágua
Venezuela
10º Guatemala

Nos lugares mais infelizes, temos:

142º África do Sul
143º Kuwait
144º Níger
 145º Mongólia
146º Bahrain
147º Mali
148º República Centro-Africana
149º Qatar
150º Chad
151º Botsuana

Se és português e te tens vindo a questionar, enquanto lês este artigo, onde se encontra, neste ranking, o nosso país, as notícias não são as melhores. Portugal conseguiu um triste 97º lugar em 151 países, entre a Namíbia e o Quénia…