A final que decide o campeão de futebol americano é muito mais que um mero jogo. É um chamariz para todas as empresas que queiram estar associadas a este evento. Nesta época torna-se essencial transmitir o anúncio perfeito já que cada empresa paga quatro milhões de dólares (3,2 milhões de euros) por cada 30 segundos de publicidade durante o intervalo do jogo.

Todos os anos a Doritos, lança um desafia ao público que contraria esta tendência. A marca desafia o público a realizar o seu anúncio. A seleção divide-se em três fases: em primeiro lugar, é necessário conquistar os votos do público, para passar aos mais escolhidos e, posteriormente, à grande final. No próximo ano, existe a possibilidade de ser uma obra portuguesa a escolhida para o primeiro prémio.

Vítor Cepeda Lopes, de 25 anos, foi o responsável pela realização do anúncio intitulado New Hope, idealizado por André Santos, que nos mostra através de uma enviada do futuro uma mensagem que pode evitar a extinção da Humanidade. O lema da marca consiste em “ser ousado” (Be Bold), e foi neste mesmo que a dupla portuguesa se inspirou. A enviada do futuro é representada pela atriz Madalena Caixeiro que tenta salvar a espécie humana afirmando que a solução é ser ousado. “Pensámos logo de início que seria engraçado criar algo que nunca foi feito: interagir com o público. E é assim que funciona o nosso vídeo, como um portal que leva quem o vê para outro mundo.”, afirmou o realizador do anúncio.

newhope

“E se qualquer um de nós conseguir salvar o mundo através de pequenas atos no nosso dia-a-dia?“, questionou André Santos, sob o tema do vídeo. “Vimos o que foi feito nos anos anteriores e havia um forte registo humorístico que era comum a todos os vídeos. Mas nós quisemos ir por outro caminho, e como também participámos por ser um desafio do ponto de vista artístico, optámos por tentar cativar as pessoas com o slogan da marca.” Esta produção “não custou mais de 50€” e pode agora valer um prémio de um milhão de dólares (800 mil euros) e um contrato de trabalho em Hollywood, nos estúdios da Universal Pictures. Estes portugueses contam já com a divulgação de duas empresas: a norte-americana SmallHD e a francesa LaunchCrew.

Neste momento estes três portugueses, que até agora trabalhavam na área do cinema nacional, competem contra centenas de vídeos de todo o mundo.  Na próxima segunda-feira serão escolhidos os 30 melhores e os mais votados, que voltarão a ser submetidos a votos até 5 de janeiro. O vencedor será conhecido a 1 de fevereiro, dia da Superbowl, e este será transmitido durante o intervalo do jogo para mais de 160 milhões de pessoas.

http://youtu.be/Tn-okVC5Ifc

A obra destes portugueses está habilitada a ser vista por mais de 160 milhões de pessoas em todo mundo em 2015, durante o intervalo da Superbowl, um dos eventos desportivos com maior cobertura televisiva.